Does God only help those Who seek Him?

Por Josenildo Melo

Deus somente ajuda quem o procura? Não. Acreditamos que ele ajuda a todos independentemente de o buscarem ou não. Mas tem um, porém. Depois dos 50 percebemos que Deus tende a ajudar bem mais quem o busca. E isso é algo lógico. Inclusive o título do nosso próximo livro se chama A importância de buscar a Deus. Mas é incongruente e anti católico? Somos católicos. O que acontece é que você não vai encontrar este tipo de assunto na doutrina católica. A literatura católica hoje se resume a livros mercadológicos. A hierarquia praticamente não acredita +em Deus, mas no poder do dinheiro. As editoras católicas hoje são meramente comerciais. Muito difícil encontrar bons livros doutrinários e que realmente falam verdades e sobre Jesus Cristo.

​Deus somente ajuda quem o procura? Esse raciocínio é lógico. E qual a razão? Quem mais fala sobre isso é as Igrejas Reformadas. E particularmente gosto muito da literatura cristã reformada. São escritores de renome e geralmente não possuem medo de proferir verdades sejam espirituais ou materiais. Temos lido bastante Timothy George, Justo González, Landon Jones, Ricardo Bitun, Josh McDowell, Sean McDowell, David J. Merkh e César Vidal. Recebemos vários livros deles este mês e em inglês lógico. Pesquisas recentes atestam que existem muito mais livros publicados sobre Lutero e Calvino em Inglês do que em alemão. Já lemos e falamos em alemão, mas preferimos as fontes norteamericanas. É terreno mais conhecido por nós e acreditamos ser mais confiável. Vamos ao que interessa? Ok. A predestinação em sua origem foi “orquestrada em raciocínio lógico” por Agostinho de Hipona, mas verdadeiramente a orquestração é devida a João Calvino. Parece dura, mas tem sentido. Com a idade se percebe bem mais isso. Deus é bom, fiel e justo, mas tem direito de ter escolhido os seus. Pois ele é Deus!    

​Deus somente ajuda quem o procura? Ajuda de fato quem o busca. Experimente e verás. Leia a Sagrada Escritura diariamente. Acorde bem cedo e faça diariamente sua oração partindo de “dentro do peito” e verás. Paute toda a sua vida em Deus e verás que realmente ele ajuda quem o procura. Mas ele não sabe do que necessitamos? Sabe. Mas o poder da oração é algo indiscutível. Até mesmo o jesuíta papa Francisco reconhece o poder da oração. Você sabia que os Jesuítas não possuem “a obrigação canônica de rezar”? Pois fiquem sabendo! Rezam porque existem aqueles que gostam e acreditam no poder da oração, mas “quem não acredita e não reza” a liturgia das horas não é passível de punição. Tem algo errado? Não. Simplesmente foram constituídos assim e determinados ao trabalho. Estão em frentes inimagináveis. São “pau pra toda obra”!

​Deus somente ajuda quem o procura? Isso é racional. Como deveria ajudar quem o blasfema e é uma lástima moralmente? Mas ele não é, sobretudo misericordioso? Isso é pregação de professor de seminário que defende a esquerda. Deus é justo e ele gosta do que é correto e está de acordo com a sagrada escritura. Mas isso é coisa da cabeça de Calvino? Não, não. Tem muito católico calvinista e que é próspero. Com certeza é dos escolhidos de Deus. Sabia que o mundo não tem acesso irrestrito aos judeus, cultura reformada etc e tal? São organizações fechadas? Verdade é que defendem mais a Deus?

Leia também