Entregue ao caminho do calvário?

Por Josenildo Melo

​Qual a etimologia da palavra calvário? A primeira acepção de “calvário” alude ao percurso que, marcado com altares ou cruzes, deve ser atravessado enquanto se reza em cada uma das suas estações para recordar o caminho de Jesus até ao monte onde foi crucificado.Calvário deriva do latim calvarium embora a sua origem etimológica estivesse na expressão grega que se pode traduzir como “local da calavera”. A tradição cristã assinala que se tratava de um sítio localizado fora das muralhas da cidade de Jerusalém. A Sagrada Escritura (Bíblia) indica que naquela colina Jesus carregou a sua cruz e foi crucificado. Para honrar Jesus, há igrejas que têm espaços que representam as diversas etapas que percorreu o filho de Deus no seu caminho para a crucificação.

​Entregue ao caminho do calvário? Saiba que Jesus Cristo, Deus; renega o orgulho e acolhe os humildes. Qual a razão de todos correrem em busca do Poder? Traz dinheiro e falsa felicidade. É próprio do ser humano buscar reconhecimento na sociedade em que vive. O calvário da pobreza (não miséria) não é pra todos. A pobreza evangélica é coisa seria. E sabe quando você começa a sentir isso? Quando começa a olhar pro seu guarda roupas e ver tantas roupas e pensa pra quê preciso de tudo isso? Começa a recolher as roupas boas e vai até uma instituição de caridade e doa as roupas. Sabe quando começa a perceber a pobreza evangélica? Quando acorda e agradece a Deus pelo farto café da manhã e sai pra trabalhar e percebe que um carro de alguém está com problemas e se coloca a disposição pra ajudar. Pro mundo isso tudo é um calvário!

​A tendência humana é sempre o conforto e a falsa segurança. Muito cuidado com caminhos fáceis. Religiões que oferecem apenas boa recepção e corporativismo entre os fiéis (vida boa comunitária) e não ensina que a perfeição somente em Deus? Cuidado. Muito cuidado!Sabe quando percebe que começou a percorrer o caminho do Calvário? Quando a obediência evangélica chega e como se sente que ela chega? Quando na vida comunitária começam as discussões em grupos de trabalhos e você sabe que suas ideias são as melhores, mas cede. Não deixa a sua vontade prevalecer! Tem um dinheiro, mas sente a necessidade de dizimar? São sinais de que já não é do mundo mundano, mas agora começa a trilhar o caminho do calvário. Bênçãos começam a fluir. Não é o confiar nas próprias forças que faz a vida avançar espiritual e materialmente!

​Entregue ao caminho do calvário? São João da Cruz afirma que depois da travessia do deserto chega abundância. Sabe o que faz uma pessoa buscar contra tudo e contra todos; o poder? Falsa sensação de que “não atravessarão desertos”. A vida não é brincadeira. Converse com pessoas de mais idade e encontrarás o caminho da sabedoria. Percebeu receptividade excessiva? O caminho pra ganhar dinheiro está demasiadamente fácil? As suas companhias jamais lhe fazem uma crítica construtiva? Fique atento. Juízo! Está sempre liso e de uma hora pra outra aparece do nada alguém lhe oferecendo ganho fácil? Cuidado. Muito cuidado. A vida do cristão não é sofrimento; é abundância, mas todo dia é de vigilância. Orai e Vigiai sempre. Nos milagres de Cristo os peixes não pulavam no barco! Cristo pediu: lançai as redes. Lutar constantemente alivia o calvário?

Leia também