Escravidão e Liberdade!

Por Josenildo Melo

Pra que estou na Terra? No livro uma vida com propósitos Rick Warren faz esta pergunta. Quem? O pastor fundador da Igreja Saddleback, uma comunidade de mais de 30 mil membros na Califórnia e com filiais nas principais cidades do mundo. É teólogo e já fez conferências nas mais renomadas universidades e organizações de todo o mundo. O pastor Rick Warren equipa líderes, ajuda os necessitados, cuida dos enfermos e educa a próxima geração em 196 países. Em suma, é um autor que expressa em seus livros a importância de reconhecer a Deus. Afinal de contas por que estou aqui? Você foi planejado pra agradar a Deus. Você foi formado para fazer parte da família de Deus. Você foi criado para se tornar semelhante a Cristo. Você foi moldado para servir a Deus. Você foi feito para uma missão. Peraí e onde entra a Escravidão e Liberdade?

​Na percepção de quantos vivem sobre a égide da escravidão e não dão a mínima pra liberdade. Os livros que você leu este final de semana falam sobre isso? Não. Mas a sensação é de quantas pessoas vivem escravizadas e preferem isso à liberdade. É ou não escravo uma pessoa que serve apenas e tão somente ao dinheiro e ao poder? Como percebestes isso mais uma vez? Na Missa completamente lotada do final de semana. A Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, através do Padre Antônio Carlos e do diácono Ribamar atualmente passam por um verdadeiro avivamento. Estes dois e toda a sua equipe não param um momento em atividades espirituais e de excelente administração paroquial. Dar realmente gosto ser dizimista nesta circunscrição eclesiástica. Os frutos espirituais e materiais são visíveis. Por estes dias foram formados mais de 35 ministros da eucaristia para melhorar ainda mais a assistência aos doentes e necessitados material e espiritualmente. O que isso significa? Pessoas livres que não apenas pensam em si, mas no bem do seu próximo e desejam servir mais ainda a Cristo!

​  Enquanto isso os escravos e escravizados pelo poder e pelo dinheiro jamais tiram um tempinho sequer pra servir aos outros. É impressionante o quanto os evangélicos “pregam e assediam pessoas” e as Igrejas católicas da região sudeste de Teresina continuam repletas de gente. Ser católico por estas bandas deixou de ser algo meramente trivial e de participação somente aos domingos. O esforço do Padre, do Diácono e de todas as equipes formativas tem gerado bons frutos. A paróquia saiu do eixo de escândalos e está se tornando um verdadeiro óasis em meio ao deserto. E tem mais “deixaram de serem escravos de políticos profissionais”. A liberdade é a bola da vez. Os sermões estão centrados na Palavra de Deus e não mais em meras falácias políticas ou politiqueiras que nem no passado. Eis a diferença entre escravidão e liberdade. Tem mais. A Renovação Carismática Católica chegou e fazendo a diferença!

São a força e a liberdade que fazem os homens virtuosos. A fraqueza e a escravidão nunca fizeram nada além de pessoas más. Jean-Jaques Rosseau. O dinheiro representa uma nova forma de escravidão impessoal, em lugar da antiga escravidão pessoal. Leon Tolstói. Não há escravidão pior que a dos vícios e das paixões. Marquês de Maricá.

Leia também