Em uma busca rápida e a inteligência artificial já te proporciona o significado? Inexorável é um adjetivo que significa algo que não cede que é inflexível, implacável, rigoroso, severo, ou que não admite atenuantes. Por exemplo, pode-se dizer que algo é inexorável quando não se pode escapar dele, ou quando é inelutável. A palavra inexorável não deriva de “nexo”, mas de “exorar”, que significa suplicar ou implorar. Assim, inexorável significa algo que não pode ser abrandado em face de súplicas. Eis a realidade mesmo depois de sua boa caminhada ou corrida matinal? É isso que muitos não conseguem perceber na futilidade da vida descrita biblicamente e que o único sentido é servir a Deus e fazer o bem. Como não conseguem e muito menos acreditam na bondade sem querer nada em troca; suas vidas tentam ser preenchidas pela busca incessante do poder e do acúmulo das riquezas materiais. Os santos descrevem isso periodicamente em seus escritos e vida. Mas gostavam de pedir ajudas materialmente?
Não pra eles, mas justamente pra melhor fazer a vontade de Deus e amenizar os sofrimentos advindos não de desorganização de vidas como os “amantes do dinheiro” sempre afirmam, mas fruto das opulências de muitos. E a monotonia nobre escritor? Monotonia é a qualidade do que é monótono, significa falta de variação, invariabilidade de tom, sensaboria ou insipidez. Na vida pessoal, a monotonia pode levar ao tédio, porque está relacionada com rotinas e regularidade. Uma vida monótona é caracterizada por uma falta de alteração de hábitos, onde estão presentes sempre as mesmas tarefas e horários. Tá vendo como o mundo define uma vida constante? Visitamos inúmeros Mosteiros católicos e pra muitos deve significa uma vida monótona; no entanto, é uma vida dinâmica e apenas os horários são fixos. Os monges com certeza não possuem inexorável monotonia, pois o amanhecer já é orando e louvando ao criador de todas as coisas. É uma vida sensata e permeiada por orações, estudos e trabalho. Vida inteligente? Lógico e por isso Ela não é pra todos; é advinda de vocação muito especial.
E no United States of América? Atualmente possuem um dos maiores números de mosteiros. Os mosteiros pelo mundo são responsáveis pelo asseguramento da vitalidade da Igreja e da manutenção da fé. Geralmente nos Mosteiros não existe essa de relativismo de ideias e da fé. A vida é ordenada, organizada, dinâmica e o índice de vida ultrapassa os 85 anos de idade. As abadias são organismos autônomos e não vivem a mendigar o pão. Possuem subsistência própria e à medida que cresce vão colaborando com os Mosteiros ainda deficitários financeiramente ou em construção. E o aspecto intelectual? Dificilmente dão espaço pra malandragem. Em muitos mosteiros o teor de atividades é tão intenso que quando chega o domingo somente algumas horas são reservadas pra um tempo livre (caminhada, conversa em grupos e etc e tal). Normalmente nos outros dias da semana se fala o mínimo possível. É silêncio absoluto!
Acontecimentos políticos da sociedade? Os “amantes do dinheiro” pressionam de todos os lados pra alcançarem seus objetivos/ganâncias? Podem até “matar o corpo”, mas as idéias e o legado continuarão evidenciados em vários seguidores leais/corajosos?