Zombeteiro é o vinho e o amotinador?

Por Josenildo Melo

​É o licor? Quem quer que se apegue a isto não é sábio diz o livro de provérbios. São apenas trinta e um capítulos; dar pra ler em 45 minutos de boa leitura. Ou se preferir pode ler pausadamente um capítulo por dia e em trinta dias ou menos já termina. Quem vai perder tempo com isso pensa um tolo insolente? O que isso vai me trazer de lucratividade?  Fiquem tranqüilos, mas é assim que muitos tratam a Sagrada Escritura. É mero enfeite ou algo de nenhum valor. Que pena. Pois é lâmpada que ilumina a grande jornada.  Do que é mesmo que está escrevendo? O que é mesmo  livro de provérbios? Vigésimo livro da Bíblia, no livro de Provérbios acompanhamos diversas passagens sobre temas relacionados a sabedoria, o temor a Deus, moral e boas condutas. Grande parte da autoria deste livro é atribuída ao rei Salomão. Ao longo dos 31 capítulos podemos entender a necessidade de buscar e entender a sabedoria. Tal sabedoria pode ser entendida pelo modo como vemos e entendemos as pessoas e os acontecimentos ao nosso redor, assim como Deus vê. Não coloquem a culpa no vinho!

​No vinho ou no licor? O interessante é a forma sábia de quem o escreveu? Quem quer que se apegue a isto não é sábio. Isso implica em compreensão de que o problema não são as bebidas, mas o apego às mesmas. Você já percebeu que na palavra de Deus tudo vem sob medida? Mesmo um pesquisador por melhor que seja em sua área de atuação com certeza começa a indagar: como pode isto ter sido escrito há tanto tempo e ser completamente atual? O que está escrito na Sagrada Escritura não é maquinação humana, pensa logo em seguida. Tudo que está escrito não faz mal a ninguém. São orientações que mantém muitas vidas de pé e encorajando milhões de pessoas no dia a dia. Muita gente não gosta do antigo testamento e ler somente o novo. A palavra de Deus é completa. Mas já lemos mais de 30 vezes? Continue lendo de ponta a ponta e sempre Deus lhe revelará algo. A Bíblia não deve ser lida apenas pra fazer pregações!

​Sim mas o zombeteiro é o vinho e o amotinador? É o licor. Mas também pode ser interpretado de que forma em atuais acontecimentos sócio políticos e econômicos? Certo mesmo é que pode ser zombeteiro quem está sempre a atribuir culpa aos outros? Inclusive ao vinho e ao licor? A máxima falaciosa chega até a buscar afirmações bíblicas pra justificativas? Somos humanos e quem não já fez ou faz isso? E termina que a culpa sempre acaba no vinho ou no licor pra não fazer uso destes termos pra algo mais sério e perigoso? Certo mesmo é a insensatez e insegurança nas pessoas. Muitos relatos de que viver em algumas regiões do Brasil se tornou infortúnio ou milagres do cotidiano? O trabalhador sai mais não sabe se vai chegar vivo em casa ou sem sua moto ou carro? Outros objetos materiais nem se fala mais. Zombeteiro é de fato o bom vinho?

​Vinho e licor são bebidas nobres. Manchetes do dia informam que praticamente três bilhões foram cair na jogatina das apostas? Dinheiro que seria pra comprar o mínimo necessário pra sobreviver? E na esperança de ganha o fácil perderam foi muito mais? Certo mesmo é a proteção que a palavra de Deus traz contra tudo e contra todos. É luz em meio a trevas. São palavras de vida eterna. Leitura protetora e muito saborosa!

Leia também