Existem diferenças políticas?

Por Josenildo Melo

​Sobretudo entre países civilizados e não civilizados. Veja o quanto Elon Musk está fazendo de tudo pra eleger Donald Trump e isso abertamente. Enquanto por aqui a disfarçatez é a arma dos incautos. Faz reuniões, caminha, tira fotos, se empenha e o que acontece na hora H? Não entrega a mercadoria prometida. E nem poderia entregar, pois isso implica em crime eleitoral. É isso que dar voto obrigatório. Nos United States Of América o voto não é obrigatório. É questão de desejo, vontade, patriotismo; sair e ir às urnas e antes mesmo disso, se empenhar em prol do candidato da sua preferência. Quer dizer que não tem essa de “empresários colocarem” o pé em cada uma das canoas? Não tem! E quando tem é facilmente identificado. Não é à toa que existem outros partidos políticos, mas quais são os mais conhecidos? Os Democratas e os Republicanos. Quem nunca ouviu falar de candidaturas independentes até mesmo de partidos políticos?

​Existem diferenças políticas? Lógico que existem, mas até os meios de comunicação apóiam abertamente um determinado partido ou candidato. Quem não sabe quais os jornais e emissoras de rádio e TVs apóiam determinado candidato ou partido? Isso é público e notório. E o que acontece em alguns lugares por aqui? A caça às bruxas a cada eleição? E a vergonha e o desrespeito para com os eleitores? Que tirem experiência das derrotas. E já são várias consecutivas somente na capital do Estado do Piauí. Que coisa ambígua e louca essa? Pregam abertamente e com aquele falatório besta que não convence mais ninguém; de que são democratas e desejam o melhor pra todos; e na hora H desejam é Fidelizar votos? E a liberdade do eleitorado onde ela fica?

​Vamos falar de coisa boa? Vamos lá. Já sei é sobre bíblia? Acertou em cheio. Tem livro melhor pra compreender como atuam os seres humanos? Esta semana recebemos três novos livros; um em inglês, um em francês e o outro em alemão. (e estou lendo os mesmos simultaneamente). Estamos lendo de forma voraz, mas pensa você que tenho livro preferido? Tenho. A Sagrada Escritura. Mas você não cansa de ler e reler? Não. E a cada leitura descobrimos algo novo e atual. Você conhece o livro de Daniel? Já leu e releu e não apenas ouviu a interpretação por parte de Pastores ou Padres? Pense em um livro que traz enorme ensino político nas entrelinhas. Vigésimo sétimo livro da Bíblia, neste livro acompanhamos as experiências vividas pelo profeta Daniel durante o período de cativeiro na Babilônia, após a conquista de Jerusalém pelo rei Nabucodonosor. Sim, mas o que este livro tem a ver com a cultura política local?

Sílvio Mendes retirou milhares do cativeiro! E agora de forma transparente e lúcida a cada dia se verá de que lado os políticos realmente estão. Existem muitas diferenças políticas em analisar eleições e vitórias no Brasil e nos Estados Unidos. Por aqui sempre é cada vez mais difícil averiguar quem realmente está jogando do lado que diz está. Nos States a questão é outra. A coletividade supera os interesses pessoais. No Brasil eleições ainda estão associadas à retirada de “proveitos”seja de que lado for. Mas não existem aspectos evolutivos nenhum? Existem. Teresina a cada dia demonstra ser uma cidade onde o que impera são os valores da palavra empenhada e da tradição cristã!

Leia também