Tem um amigo Reverendo que diz: se nós que fazemos de tudo pra andar nos caminhos do Senhor passamos pelo que passamos imaginem os outros? A vida não é brincadeira não e tem muita gente apanhando da vida. Certa vez, quando eu era cobrador de ônibus e fazia a minha primeira faculdade, certo dia acordei cedinho e com medo de chegar atrasado corri tanto que quebrei meu óculos e agora como irei fazer as leituras do dia? Relatei isto a Dom Celso José Pinto da Silva e não deu outra. Eis a resposta: você anda apanhando bastante da vida meu filho, mas isso é sinal de que está no caminho certo. E depois o bom Celso disse: os óculos não é problema; ainda hoje irás pra faculdade com um novinho. Não deu outra. Esse era o bom Celso! Mas não tome esta história como boa, se hoje recorrer a qualquer pessoa jamais encontrará essa!
A primeira coisa que irão dizer é vai trabalhar vagabundo! Pobre tem que se contentar com o seu lugar. Lembro bem de um Padre quando eu estudava no colégio Diocesano que toda vez que me via dizia o seguinte: porque você luta tanto pra evoluir na vida, o pobre deve saber o seu lugar! Eis a vida. Já no auge da boa vida que levamos vi esse Padre e o mesmo morto de doente em uma casa onde jogam os padres velhos e sem utilidade (essa não é a minha linguagem, é a linguagem que eles usam entre eles). Parei, olhei o mesmo e fui um que o ajudou a se recuperar, passando alguns dias com ele. E de onde surge esta safra? Dos atuais formadores e de seus Bispos. Treinam os Padres pra serem desumanos. Mas um dia a conta chega e se você um dia foi humilhado por um deles. Quando velos na sarjeta, cuide deles. São pobres coitados e de fato ingratos. Tem um colega que diz mais: são mortos de fome que escaparam no seminário. Em que mãos tu queres está? Nas mãos do que fez os céus e a nobre terra!
Vamos falar das atualidades? Pensou que o artigo de hoje era política? Todos eles agora viraram amigos e já esqueceram as disputas. Por isso em que mãos desejamestar? Nas mãos dos homens. Todo são falhos! E tirando o bom Celso e mais alguns poucos somente fazem o bem desejando algo em troca. É da natureza dos pecaminosos a maldade. Quem ainda escapa são os piedosos e amigos de Deus. Tem gente que se mata em eleições torcendo por X ou Y e não demora chegam as decepções. Não demora muito e vai começar a disputar por cargos e indicações? Certo mesmo é a necessidade de busca pelo poder. Tenho um amigo que costuma dizer que é burrice a pessoa saber que vai morrer brevemente; por exemplo, se Z tem 55 anos e sabe que vai desfrutar de no máximo dez ou quinze anos de uma vida de tudo do bom e do melhor, mas e depois?
E que nem a parábola do jovem rico. Se fizer bom uso do dinheiro e das riquezas pode até herdar o reino dos céus. Mas o diabo é que pra um rico entrar no reino dos céus é muito mais fácil um camelo passar por um buraco de uma agulha do que o mesmo chegar lá. Não é burrice querer um tipo de vida dessas? Fique tranquilo que também é da natureza humana pensar apenas nesta vida e nos ganhos materiais que obterão. Texto pessimista indaga-se um cético pertencente ao grupo “boa vida”? Quem quiser ser feliz vai perder vida para poder ganhar uma muito mais feliz e de fato infinita. É bom Jesus!