Começou a nova temporada?

Por Josenildo Melo

​De quê? De pesquisas “encomendadas ou mais popularmente conhecidas como pesquisas falsas”? Certo mesmo é que ainda tem juízes em Berlim e se continuarem nesta onda muita gente agora será de fato presa!Continuam achando que “dinheiro compra” a tudo e a todos? Os grupos de whatsApp e portais arregimentados já começaram a divulgar? Já que muitos não acreditam no inferno que escutem ao menos os podcast mundanos que retratam as “desgraças advindas a quem vende a alma ao diabo”. Em que mundo vivem estas pessoas? Perderam completamente a noção da realidade? Passaram a acreditar e crê que a palavra justiça é apenas mais um verbete no dicionário? O mundo mudou. O Piauí mudou. Teresina demonstrou isso. E século XXI!

​Começou a nova temporada? De quê? Vamos falar de música clássica? É melhor. De acordo com as ferramentas de IA – Inteligência Artificial - A música clássica surgiu na Europa, por volta do século XV, para entreter reis e rainhas e ser usada em cerimônias religiosas. A sua origem está na música litúrgica cristã, mas também tem influências da Grécia Antiga, onde Aristoxeno e Pitágoras estabeleceram o desenvolvimento de determinadas escalas e tonalidades. A música clássica é caracterizada por ser escrita ou notada, o que permitiu aos compositores refinar as suas ideias e criar formas mais complexas. A era clássica, que decorre entre 1750 e 1820, foi marcada pelo desenvolvimento de diversas formas musicais, como a sinfonia, os corais e o quarteto de cordas. A música clássica chegou ao Brasil durante o período colonial, através da Igreja Católica, e foi introduzida nas catequeses e cerimônias sacras. O compositor Heitor Villa-Lobos foi um dos responsáveis pela consolidação da música clássica no Brasil, ao valorizar os ritmos regionais. Ouvir música clássica é uma beleza!

​Meu amigo quem foi mesmo Aristoxeno? Nascido entre 375 e 360 a. C., Aristoxeno foi aluno de importantes membros da escola pitagórica, a qual teve uma presença marcante na Magna Grécia entre os séculos VI e IV a. C. da história grega, e também de Aristóteles. A parte principal de sua obra tratava da música em seus variados aspectos e por isso ele chegou a ser chamado mousikos na Antiguidade. Quem recebia essa denominação era considerado um verdadeiro cultuador das Musas e, por isso, era visto como um homem muito sábio. No caso de Aristoxeno, a designação mousikos o caracterizava como ‘o especialista em música’, ‘a autoridade’ no que dizia respeito à arte musical. Tarento, a cidade do sul da atual Itália onde ele nasceu, foi um centro bastante conhecido do Pitagorismo. O pai de Aristoxeno se chamava Espíntaro (ou Mnésias) e ele também era músico e foi o seu primeiro professor. E a nova temporada?

​Começou a nova temporada? De quê? De nomeações de “babões e sem votos”? É bom que saibam que o inferno verdadeiramente existe. Estão é com inveja porque não possuem uma sinecura? A dimensão exata entre os eleitos e os ímpios é o exemplo de vida. Mas todos fazem isso? Todos não! Quem vive sem escrúpulos e dignidade faz isso! A força dos homens honestos e dignos está no Senhor que fez os céus e a terra. É muita gente passando fome e necessidades enquanto muitos acreditam que o céu é aqui?

Leia também