O próximo Papa será?

Por Josenildo Melo

      Africano ou Norteamericano? A bolsa de apostas não para de subir? Isso são meras especulações mundanas. De acordo com Isabella H. de Carvalho – Vatican News - mais de 180 cardeais se reuniram, para a quinta Congregação Geral na Sala do Sínodo, onde estabeleceram que o Conclave terá início em 7 de maio. Quem comunicou a data foi Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, explicando que pouco mais de cem dos cardeais presentes eram eleitores e tiveram a oportunidade de falar sobre a Igreja, seu relacionamento com o mundo, os desafios futuros e as qualidades do novo Papa. A evangelização, as relações com outras religiões e a questão dos abusos foram alguns dos outros tópicos discutidos na segunda-feira. E durante a reunião, que durou das 9h às 12h25, houve cerca de 20 discursos. Como em outros dias, os cardeais que ainda não haviam feito o juramento tiveram a oportunidade de fazê-lo. Isso SIM são informações!
    O próximo Papa será africano ou norteamericano? O cardeal Baldassare Reina, vigário geral da Diocese de Roma, presidiu na segunda-feira, 28 de abril, a Missa do terceiro dia dos novendiais em sufrágio do Papa Francisco, celebrada na Basílica de São Pedro. Estavam presentes mais de 180 cardeais. Durante a homilia, Reina recordou que o povo reconheceu em Francisco um verdadeiro pastor universal e que a barca de Pedro precisa dessa navegação ampla e corajosa. Exortou os cardeais a discernirem e ordenarem os processos iniciados pelo Pontífice, sem ceder a interesses mundanos ou ideológicos. Procurar um pastor hoje, destacou o cardeal, "significa buscar uma guia capaz de enfrentar os desafios do Evangelho num mundo de traços desumanos", com o olhar de Cristo e que conduza o povo de Deus no caminho do anúncio do Evangelho. Oficialidade!
    Norteamericano ou Africano? Novo papa começa a ser escolhido em 7 de maio: veja os cotados de acordo com Thomas Mackintosh - Role, da BBC News em Londres. Entre os nomes mais citados como possíveis sucessores de Francisco, estão (em ordem alfabética): Ângelo Scola, italiano, 83 anos; Fridolin Ambongo Besungu, congolês, 65 anos; Luís Antonio Gokim Tagle, filipino, 67 anos; Peter Erdo, húngaro, 72 anos; Peter Kodwo Appiah Turkson, ganês, 76 anos; Pietro Parolin, italiano, 70 anos; Pierbattista Pizzaballa, italiano, 60 anos; Marc Ouellet, canadense, 80 anos; Michael Czerny, canadense, 78 anos; Reinhard Marx, alemão, 71 anos; Robert Prevost, americano, 69 anos; Robert Sarah, guineense, 79 anos. Novos nomes devem surgir nos próximos dias e durante o conclave. Vale lembrar que durante este período alguns nomes são “expostos”.
    O próximo Papa será africano ou Norteamericano? Qual a sua opinião? Já pensou uma coisa dessas? Opiniões não contam; o mais importante neste processo é o que advirá da coletividade e poder de articulações. Eis o sentido de não ter nenhuma pressa. Tudo na Igreja de Cristo Jesus, Deus; acontece de forma consensual. O mérito é que apenas o Espírito Santo é primordial e não tem essa de que tudo está acertado. De repente surge alguém que ninguém jamais esperava que fosse o escolhido. Mas e as tratativas e o poder de mobilização das ordens religiosas e das grandes congregações? Até podem ser levadas em conta, mas apenas reflita. Pare. Pense. É uma instituição milenar e nunca se esfacelou; não será agora que os poderes mundanos a “derrubarão por completo”. As divisões que já existiram ninguém nem lembra os nomes de seus atuais chefes e de suas “IGREJAS”!

Leia também