Federal de olho
A campanha eleitoral se aproxima e, ao invés de dar esperança a muitos dos atuais prefeitos em conseguir a reeleição, pode transformar esse momento deles em verdadeiro desespero.
Por nada não: a Polícia Federal pode deflagrar operação para apurar a aplicação de recursos federais nas Escolas de Tempo Integral.
Bilhões devem ter sido desviados.
Polícia na mira
Como se detectou no Maranhão, o esquema de corrupção envolvendo as escolas de tempo integral no Piauí, pode revelar a participação de nove em cada dez prefeitos que tentam um segundo mandato.
Empresas parceiras
Todo o esquema teria sido revelado atrás das empresas privadas parceiras, ou fundações, a maioria sem qualquer expertise na área, que fizeram contratos milionários.
Seis por meia dúzia
Na proposta de inelegibilidade do projeto eleitoral do senador Marcelo Castro, o político condenado precisa ficar fora da disputa de mandato apenas duas legislaturas.
Está “inovando” o que já existe, o afastamento até por oito anos, que é o tempo que a justiça aplica, invariavelmente.
Segurança particular
Outra “inovação” do projeto do senador: a contratação de segurança particular para os candidatos desde o período das convenções até o segundo turno.
Ele só muda o cofre, que ao invés de ser do Executivo, quer que seja do Fundo Partidário.
Cuidado!!!
Como o senador do Piauí é médico por profissão (já sem exercê-la por décadas) e, como ele gosta de ser chamado “especialista em estradas” pelo uso abundante de dinheiro de emendas, não há nada de juridiquês na sua proposta eleitoral.
Não custa se fazer uma revisão jurídica com bons especialistas no Direito para que esse projeto não seja mais uma dessas tolices que parlamentares obscuros apresentam aos montões no Congresso.
Mídia de Brasília
Só para você ver que os colunistas da Direto da Redação estão além do seu tempo, em Brasília grandes jornalistas tratam do projeto do senador de São Raimundo Nonato, com a mesma desconfiança.
No O GLobo
Quem informa é Lauro Jardim, em O Globo: a proposta de reforma eleitoral de Marcelo Castro dá anistia a políticos ficha suja
Segundo o colunista, a proposta de inelegibilidade de duas legislaturas a partir da publicação da condenação do político, contida no texto do senador piauiense, se aprovada, vai favorecer o retorno já em 2026 de conhecidos nomes da política brasileira.
Entre eles, o notório José Roberto Arruda, ex-governador do Distrito Federal, que já se assanha para concorrer a uma vaga de deputado federal.
Segurança pessoal
Marcelo Castro prevê em sua reforma eleitoral que candidatos, durante a campanha, contratem segurança pessoal com fundo eleitoral.
Deputados federais do Piauí já fazem isso com as verbas indenizatórias.
Efeitos colaterais
O aumento do calor, a redução do ciclo de reprodução e o recorrente descuido brasileiro de autoridades sanitária e da sociedade, fizeram explodir os casos de dengue no país.
O site de direita O Antagonista trata a doença como “a covid do governo Lula”. Não é para tanto, mas é falha grande.
De olho grande
Outro efeito colateral da epidemia é que o Centrão, sempre de olho espichado onde tem verba, menos para trabalhar pelas pessoas, mais para cuidar de seus próprios interesses, já faz disso uma solução para seus problemas de ter sempre mais espaço no governo.
Olha o Ciro
Neste domingo bem cedo, Ciro Nogueira, que morde enquanto o Centrão assopra, acordou com a artilharia ligada.
O ex-ministro da Casa Civil de Bolsonaro referiu-se à ministra da Saúde, Nísia Trindade, como a ministra da dengue.
Não é segredo em Brasília: o Centrão vai minando a ministra para abocanhar o lugar dela.
Medalhistas e medalheiros
Existe os medalhistas, que conquistam medalhas por seus méritos em disputas, e os medalheiros, aqueles que distribuem medalhas. Na segunda categoria, no Piauí há mais medalheiros que medalhistas.
Caso do prefeito Dr. Pessoa, que acaba de instituir mais uma dessas láureas, a Medalha do Mérito Francisca Trindade.
Serventia
No decreto que criou a medalha, o prefeito de Teresina informa que ela se destina a “agraciar pessoas, grupos, entidades ou organizações que, seguindo o exemplo de Francisca Trindade, tenham contribuído de modo relevante para a promoção dos direitos humanos e da igualdade racial; a inclusão social e o combate à discriminação; o fortalecimento da participação das mulheres na política e na sociedade; e a promoção de políticas públicas que valorizam, reconhecem e protegem a mulher.
Concorrência
Dr Pessoa deve ser do medalheiro que não gosta de ficar atrás, já que nos governos federal e estadual, a distribuição de medalhas, desde muito tempo, é ampla, geral e irrestrita.
No governo do Piauí, por exemplo, além da Medalha do Renascença, há pelo menos outras quatro que podem ser dadas por “mérito”.
Quando?
A medalha vai ser entregue às pessoas contempladas a cada dia 8 de março, “em solenidade presidida pelo Prefeito Municipal de Teresina, como forma de reconhecer e homenagear as contribuições para a promoção da igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres”.
OS na UPA de Picos
A Unidade de Pronto Atendimento de Picos, que o governo estadual ainda executa, mas que deve ser aberta ao público em breve, será operada por uma Organização Social.
A Secretaria da Saúde abriu chamada pública para contratação de instituição sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social na área da saúde, visando à implantação, gerenciamento, operacionalização e execução das ações e serviços de saúde naquela unidade.
Viagem
O governador Rafael Fonteles (PT) vai à Índia, Singapura e Austrália, entre os dias 8 e 21 deste mês, acompanhado da esposa, Isabel Eulálio Araújo Fonteles, que embarca na condição de coordenadora do Comitê Técnico de Monitoramento do Pacto pelas Crianças.
Túnel do Tempo
A coluna cria esse quadro para publicar, diariamente, fotos antigas, históricas, que registram momentos vividos.
A primeira, como se vê, é o atual secretário dos Transportes de Parnaíba, Maurício Machado, com o então presidente Fernando Henrique Cardoso.
Seja você político, empresário, ou de qualquer segmento, mande sua relíquia, citando o fato e o tempo da foto, pelo whatsap da redação 86 999818563.