O PIB do Piauí em 2024
O Piauí está na lista das 13 Unidades da Federação que devem crescer abaixo da média de expansão do Produto Interno Bruto do país em 2024. Pelo menos é o que indica um estudo do Banco do Brasil publicado em maio, a Resenha Regional de Assessoramento Econômico.
Segundo o documento, a economia brasileira deve crescer 2,2% neste ano, enquanto o Piauí vai expandir seu PIB em 2% - um índice também abaixo da média do Nordeste, que o BB projeta em 2,1%.
Agropecuária deu para trás
O que deve puxar para baixo o desempenho da economia do Piauí em 2024 é a queda projetada de 4,2% no PIB agropecuário, ante 2023, quando o setor alavancou o crescimento econômico estadual, pois se expandiu a uma taxa de 16,2%, a maior do Nordeste, conforme o estudo do BB.
Quarto lugar
O desempenho projetado pelo BB em 2024 para a economia do Piauí em 2% em relação a 2023 fica abaixo da Paraíba (4,7%), do Maranhão (3,7%) e do Ceará (2,9%). O Estado, portanto, deve ter o quarto melhor desempenho regional, junto com o Rio Grande do Norte, e à frente da Bahia (1,9%), Sergipe (1,7%), Pernambuco (,0,6%) e Alagoas (0,3%).
Notícia ruim? Nem tanto
Lida apenas sobre o olhar de 2024, a notícia pode ser ruim, mais ainda se a projeção de expansão do PIB do Piauí (2%) se comparar com o da Paraíba (4,7%), o maior do país.
Porém, em 2023, a Paraíba teve um crescimento estimado em 1,7% ante 4,9% do Piauí no mesmo período.
Integra
Para quem quiser ver o documento do BB na totalidade, segue o link:
https://www.bb.com.br/docs/portal/utg/ResenhaRegional.pdf
Responda sem pestanejar
Essa vaquinha está:
a) fazendo cafuné
b) tentando forçar a barra para sair
c) procurando saber quando nasce o bebê na barriga de aluguel
d) nenhuma das anteriores
Gestor de tempo
Integrante da sociedade de advogados Caballero, Rocha e Carvalho, Berto Igor Caballero Cuellar, que é também professor da Faculdade de Direito da UFPI, acaba de ser nomeado para cargo em comissão de coordenador, símbolo DAS-2, da Secretaria do Planejamento.
Além de advogado e professor, a nomeação mostra que o Dr. Cuellar é um excelente gestor de tempo.
Exonerações no Detran
A nomeação de Berto Igor Cuellar foi feita no mesmo dia em que três diretores do Detran perderam o emprego: Fernando Antonio Barradas Luz Filho, Luan de Araújo Costa, Eslin Rebej Dias Gama.
Uma mulher, Jocylene Lopes da Silva foi nomeada diretora da autarquia estadual de trânsito na segunda-feira, 3 de junho.
Equatorial na mira
O deputado federal Julio Arcoverde (PP) articula a convocação de representantes da Equatorial Energia para uma audiência publica na Comissão de Minas e Energia da Câmara, da qual é titular.
O deputado disse que a distribuidora de energia no Piauí só tem um serviço que funciona bem: o corte no fornecimento.
Apagão permanente
Segundo Júlio Arcoverde, a Equatorial Piauí tem sido negligente em cumprir a meta de universalização do acesso a energia no Estado. Pelo menos 25 mil famílias piauienses ainda não recebem energia, o que deveria ter ocorrido dois anos e meio após a empresa assumir o serviço de distribuição.
Mais de 100 mil piauienses vivem às escuras em um apagão permanente.
Culpa de quem?
Mas essa questão da falta de energia para tanta gente é culpa de vários governos dos quais o deputado Júlio foi aliado.
Assim como o elevado grau de analfabetismo.
Sem parâmetros
Outra queixa do deputado é que a empresa não tem sequer parâmetros de avaliação dos serviços, como o tempo e a frequência das interrupções no fornecimento da energia.
Mas acumulam-se as queixas de desligamentos que duram mais de 24 horas sem que a companhia atue para regularizar o fornecimento no tempo estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica.
Tarifa exagerada
O deputado Julio Arcoverde vai propor que seja contratada uma empresa de auditoria para aferir se os custos para compra e distribuição de energia são compatíveis com os reajustes que a concessionária é autorizada a fazer pela Aneel.
Segundo ele, a empresa não teria razão para cobrar reajustes em razão de maiores custos operacionais.
Deusas das Águas
Será hoje, as 16:30 o início da programação em torno da inauguração do monumento das Deusas das águas. No encontro dos rios Parnaíba e Poti.