Prefeitura avisa que não desapropriará ocupações irregulares

A proibição se aplica inclusive às áreas em processos de desapropriação

É proibido

Além de proibir por decreto a urbanização de ocupações informais consolidadas até 22 de dezembro de 2016, a Prefeitura de Teresina também decretou proibição de que sejam desapropriadas áreas ocupadas irregularmente. Independentemente da data da ocupação.

Foto: Jailson Soares/SEMCOM)
Prefeito Silvio Mendes age com rigor contra as invasões

Ocupações

Segundo a Prefeitura, consideram-se ocupações irregulares aquelas realizadas sem título de propriedade válido ou em desacordo com a legislação urbanística municipal”.

Em processo

A proibição se aplica inclusive às áreas que estejam com processos de desapropriação em curso, que deverão ser objeto de revisão da Procuradoria-Geral do Município - PGM.

Coisa feia!!!

Figurinhas que na midia se arvoram de paradigmas da moralidade e até da justiça confundiram notas da coluna pedindo que a filha de Firmino, Cristina, revelasse o nome do amante da mãe. 
De tanto ela afirmar que a mãe traiu o pai. Sibilinos, eles não entenderam o real propósito. 

Fofoca?

Não. Nao era para fazer a fofoca que eles tão bem sabem disseminar. Era e continua sendo o propósito de acabar com essa torpeza de se usar a moça, desde a imoral campanha eleitoral, para seguir nessa cruel desavença familiar; destruindo a relação entre mãe e filhas. Essa gente não quer saber o que sente a outra parte.

Como é?

O tal apelo “deixem Firmino em paz” é tão falso como a nota de 3 reais. Hipicrisia, tão somente. Esses mesmos estavam lá atrás, dando corda na marionete.
Sinceridade existiria nisso se eles mesmos procurassem a solução para os problemas dessa jovem que ora é exposta em videos, ou sendo eleitora do candidato do PT, ao mesmo tempo abominando-o, enquanto a irmã o aplaudia; apareceu dizendo que não ia “votar nesse velho” referindo-se a Silvio Mendes, porque ele iria assumir as  obras do pai. Enfim, os que hoje defendem o fim da palhaçada de baixo nível, foram os que a incentivaram a entrar na campanha para estraçalhar a moral da mãe, da irmã, do cunhado. 

Tratamento

Eles (elas) deveriam sim, sair em seu socorro. Para, no mínimo procurar-lhe um tratamento psicológico. E não, indiretamente incentivá-la com essas falsas Manifestacões.

Ciro testemunha

Jair Bolsonaro indicou o senador Ciro Nogueira (PP-PI) entre as 13 testemunhas que arrolou em sua defesa no processo em que a Procuradoria-Geral da República o acusa de crimes como organização criminosa armada, golpe de estado e abolição violenta do estado de direito.

Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado
Ciro Nogueira será testemunha de Bolsonaro no STF

Quem mais

Além de Ciro, outros senadores também foram arrolados pela defesa do ex-presidente como testemunhas de defesa: Rogério Marinho (PL-RN) E Hamilton Mourão (Republicanos-RS).
Apesar de listado pela defesa como “senador”, o ex-ministro Gilson Machado foi somente candidato ao Senado em 2022. Perdeu.

Tarcísio

Bolsonaro também inclui em seu rol de testemunhas o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), os ex-comandantes do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes, e da Marinha, brigadeiro Carlos de Almeida Batista Júnior, que o implicaram na trama golpista.

Foto: Reprodução
Jair Bolsonaro incluiu até o ex-ministro do Exército no rol de suas testemunhas

Ciro caloteiro

Ciro Gomes, ex-governador do Ceará, três vezes candidato a presidente, foi incluído na última sexta-feira, 28 de fevereiro, em cadastro de inadimplentes da Serasa Experian.
A inclusão deveu-se a dívida não paga de R$ 1 mil de honorários advocatícios. 
O valor refere-se a uma condenação judicial sofrida por Ciro após perder um processo contra o jornalista e influenciador Felippe Hermes, em 2023. 
Ciro não falou sobre o assunto.

Foto: Foto: reprodução/ Facebook
Ciro Gomes, inscrito no Cadastro de inadimplentes

Comida de rua

Decreto do prefeito Silvio Mendes publicado na quinta-feira, 6, proíbe a operação de trailers, foodtrucks e estabelecimentos similares que não estejam em conformidade com a Lei Complementar nº 3.610 de 11 de janeiro de 2007, o Código de Posturas do Município de Teresina.

A lei 

Ficam proibidos de operar estabelecimentos que estejam em desacordo com as modificações posteriores do Código de Posturas e com a Lei nº 5.748, de 17 de maio de 2022, que disciplina a comercialização de alimentos em áreas públicas e particulares por meio de foodtrucks, que estabeleceu requisitos para o licenciamento, exercício da atividade, características dos veículos, regulamentação sanitária e outorga de permissão de uso.

Limites da lei

Diz o decreto que estão proibidos de funcionar os estabelecimentos sem a devida licença de localização e funcionamento, expedida pelo órgão/entidade municipal competente.
Também não podem funcionar aqueles que estão ocupando de modo irregular espaços públicos, em desacordo com as normas do Código de Posturas do Município e da Lei nº 5.748/2022, incluindo a instalação em locais não permitidos, a obstrução de passeios e vias, e a utilização de áreas superiores às autorizadas.

Higiene

Serão proibidos de funcionar os estabelecimento nos quais se constate o descumprimento das normas de higiene e segurança alimentar, estabelecidas pela legislação sanitária e pela Lei nº 5.748/2022, incluindo a falta de equipamentos adequados para a conservação e manipulação dos alimentos, a ausência de higiene nos locais de preparo e venda, e a utilização de produtos de origem duvidosa ou fora do prazo de validade.

Silêncio!

Por fim, podem ser proibidos de funcionar os trailers e foodtrukcs que promovam a perturbação do sossego público, causada pela emissão de ruídos excessivos, pela utilização de equipamentos de som em desacordo com a legislação.

Museu  

O clima político do Piauí hoje é o mesmo de 1994. Atila Lira  se achando eleito, perdeu feio a eleição para o desconhecido Mao Santa.
Políticos experientes tem dito em alto e bom som que os movimentos dos chamados experts da politica do lado governista estão praticamente tornando as articulações para a reeleição inviáveis.

Araújo Fortes

O empresário Araujo fortes está internado, no hospital Hapvida, há mais de mês. É preocupante seu estado de saúde. A família e os amigos fazem orações, por  ele.

Problemas 

Araújo Fortes,  sem prévia comunicação e muito menos qualquer justificativa, teve rompido o contrato de prestação de serviços que mantinha há 27 anos com o Grupo Claudino.

O professor e o concurso
 
Mesmo sem tempo para estudar, portanto, sem sequer pegar nos livros, o  jornalista Claudio Barros está entre os aprovados no concurso da AGU para Técnico em Comunicação Social.

Foto: Arquivo
Cláudio Barros

Enciclopédia

Não seria para menos, ora. Com grande bagagem literária, conhecimento geral profundo, aplicado professor de História, Claudio Barros, sem embargo de muitos da área, é uma enciclopédia ambulante.

O lado bom dessa história é que esse velho jornalista (velho?), encara a profissão como verdadeiro sacerdócio, como poucos, num universo virtual onde os valores se banalizam.

Leia também