Com o passar do tempo, o universo da otimização para mecanismos de pesquisa, popularmente conhecida como SEO, tem se tornado cada vez mais complexo. Isso acontece principalmente em razão da sofisticação e precisão dos algoritmos utilizados nos buscadores.
Dessa forma, fazer com que um site apareça nos primeiros resultados de pesquisa torna-se uma tarefa árdua, que leva tempo e dedicação. Assim, conhecer algumas dicas de otimização de palavras-chave para SEO é essencial.
Pensando nisso, nossa equipe decidiu elaborar este guia para explorar o universo SEO, trazendo excelentes dicas de otimização de palavras-chave para SEO e várias outras informações relevantes sobre o tema. Então, se você quer se aprofundar no conteúdo, continue conosco na leitura do texto abaixo e saiba mais.
Qual a importância das palavras-chave para o SEO?
Quando você pesquisa alguma coisa na internet, os buscadores, como o Google, costumam exibir resultados que possuem relação com os termos digitados na barra de pesquisa.
Os resultados obtidos variam de acordo com as palavras-chave escolhidas e o conteúdo da página, ou seja, se o conteúdo está alinhado com o que o usuário digitou, além de diversos outros fatores.
Assim, os mecanismos de pesquisa rastreiam os milhares de sites da internet em busca de frases ou palavras que estejam relacionadas à pesquisa do usuário. Portanto, se você tiver as palavras-chave certas, é provável que elas apareçam nos primeiros resultados da pesquisa.
Daí se observa a importância de utilizar as palavras-chave certas para o SEO. Pois, são elas que irão fazer com que o usuário seja direcionado para o seu site, assim como também irão exibir os resultados conforme as pesquisas.
Além disso, escolher as palavras-chave certas ajudará a segmentar o público. Por exemplo: se o seu público-alvo está em busca de uma poltrona, as palavras "sofá e cadeira" não seriam as ideais para trabalhar, mas sim "poltronas", "poltronas confortáveis", "preço das poltronas", entre outras.
Ao garantir que as palavras-chave utilizadas estejam alinhadas com a intenção de busca dos usuários e o seu conteúdo, isso irá aumentar consideravelmente as chances das pessoas encontrarem o seu site ao fazer uma pesquisa nos mecanismos de busca.
O que é Otimização de Palavras-chave?
A otimização de palavras-chave é uma estratégia fundamental no marketing digital. Consiste em escolher e utilizar as palavras e frases que as pessoas mais usam ao buscar informações relacionadas ao seu conteúdo, produto ou serviço online.
Essas palavras-chave são incorporadas de forma natural em títulos, textos e metadados do seu site, o que ajuda os motores de busca a entenderem e indexarem seu conteúdo de maneira mais precisa.
Dessa forma, quando alguém pesquisa por essas palavras, o seu site tem mais chances de aparecer nos resultados, aumentando a visibilidade e as chances de atrair visitantes interessados no que você oferece.
6 dicas de otimização de palavras-chave para SEO
A partir da otimização de palavras-chave, é possível melhorar o SEO do site, ganhar mais visitas e aparecer os primeiros resultados de busca da internet. Sendo assim, imagine quantos benefícios isso teria para o seu site?
Por isso, para ajudar no planejamento, trouxemos 6 dicas de otimização de palavras-chave para SEO. Confira cada uma delas a seguir:
1- Auditoria de SEO On-Page
Em primeiro lugar, é necessário fazer o que chamamos de auditoria de SEO On-Page, a partir dos elementos abaixo:
Title Tags: são eles os responsáveis por informar ao Google acerca dos conteúdos presentes em sua página. Portanto, certifique-se de que os títulos sejam únicos para cada uma das páginas e que o seu tamanho tenha em média 50 a 65 caracteres.
Metadescrições: consideradas descrições curtas, com uma média de 100 a 150 caracteres, elas aparecem junto ao link do site ou da página específica. Sendo assim, a metadescrição precisa ser clara e concisa, indicando o que será abordado no texto.
Títulos e subtítulos: os mecanismos de busca pesquisam entre os títulos e subtítulos as palavras-chave específicas. Assim, na hora de criar os textos, não se esqueça de distribuir essas palavras-chave tanto nos títulos quanto nos subtítulos.
O conteúdo em si: os textos precisam ser bem escritos, com soluções práticas para os problemas dos leitores. Nada de textos prolixos, que não resolvem as dores e nem trazem uma solução.
Ao fazer todos esses ajustes, agora você pode se concentrar nas palavras-chave.
2- Defina as palavras-chave certas para o site
Existem dois caminhos diferentes para testar as palavras-chave certas para o seu site. O primeiro deles consiste em testar os termos nos mecanismos de pesquisa dos navegadores ou usar ferramentas específicas de SEO, como a ferramenta Keyword Magic Tool.
Ambos os métodos permitem que você pesquise novas palavras-chave para serem utilizadas no seu site. Sendo assim, ao encontrá-las, selecione os termos e frases que possuem relação com seu conteúdo e filtre as melhores ideias.
Em seguida, comece a testar na prática como eles se saem em relação às pesquisas dos usuários. Acompanhe as métricas e análise resultados, verificando os termos que recebem o maior número de visitantes, assim como aqueles que possuem taxas melhores de conversão.
Tudo isso será fundamental para melhorar as estratégias de marketing digital e consequentemente adaptar o SEO.
3- Mapeie as palavras-chave
Após listar os principais termos relevantes para os novos conteúdos do seu site, é interessante analisar cada uma das palavras-chave e mapear as páginas em que elas serão inseridas.
O objetivo por trás do mapeamento das palavras-chave consiste em garantir uma distribuição correta dos termos, impedindo que você use todos eles em apenas uma única página ou que acabe repetindo vários termos em seu site.
Assim sendo, defina a distribuição dos conteúdos e organize as palavras-chave de acordo com o calendário editorial. Uma dica que vale a pena testar é buscar termos relacionados com a palavra-chave e verificar os resultados que aparecem na pesquisa.
Com isso, você pode trabalhar esses resultados também no mesmo texto para abranger o maior número de termos possível.
4- Insira as palavras-chave no site
Depois de escolher as palavras-chave e mapeá-las, está na hora de começar a inseri-las nos conteúdos do site. Algumas palavras-chave são muito mais simples do que as outras.
Por exemplo, se o seu site fala sobre meios de transporte para Morro de São Paulo. Dessa forma, é muito simples de encaixar uma palavra-chave de cauda longa como horários dos catamarã para Morro de São Paulo, adicionando um título em H2 com os horários de saída e chegada.
Por outro lado, certas palavras-chave são difíceis de serem inseridas no texto e acabam criando algumas frases estranhas e fora de contexto. Isso nos leva para nossa próxima dica.
5- Evite usar muitas palavras-chave
O excesso de palavras-chave consiste em repeti-las um grande número de vezes no mesmo conteúdo. Sendo assim, se você costuma repetir uma palavra-chave em excesso, saiba que é importante evitar essa prática.
Embora repetir algumas vezes as palavras-chave ao longo do conteúdo seja considerada uma boa prática no mundo do SEO, o excesso acaba comprometendo a qualidade do texto e gera um efeito totalmente contrário ao esperado.
Pois, tanto o Google quanto outros mecanismos de pesquisa tendem a pegar pesado com quem repete muitas vezes uma palavra-chave e, em muitos casos, chega a nem sequer classificar as páginas que apresentam esse conteúdo.
A cada dia que passa, os algoritmos estão mais evoluídos e capazes de identificar conteúdos valiosos e relevantes para o público-alvo. Sendo assim, ao invés de repetir palavras-chave, preste atenção a qualidade dos textos e o que eles entregam aos leitores.
6- Priorize o seu Público-alvo
Conforme já debatido ao longo desse texto, o público alvo é uma das partes mais importantes do processo de otimização das palavras-chave. Assim sendo, imagine que você seguiu todas as nossas dicas para que a sua página alcançasse os primeiros resultados nas pesquisas.
Porém, acaba descobrindo que os usuários que pesquisam por esses termos estão interessados em outra coisa e não no que você está oferecendo. Logo, se você não atende os anseios do público-alvo, o que pode acontecer é o seguinte:
Em primeiro lugar, as pessoas irão encontrar a sua página e ver que o conteúdo não é o que elas buscam e simplesmente sair, deixando de lado o seu site nas buscas futuras.
Em segundo lugar, é possível que a sua página nem mesmo apareça para o público-alvo nos mecanismos de pesquisa.
Portanto, é de extrema importância eliminar todas as palavras-chave que acabam atraindo o público "errado" e ao invés disso, utilizar apenas termos que estejam de acordo com o que a sua audiência deseja.
Por exemplo, se você tem um site de curiosidades e o seu público está pesquisando o que é DOM, naturalmente eles querem saber sobre o significado da palavra "DOM" e não a ferramenta para criação de páginas na internet.
Logo, ao oferecer o conteúdo certo aos leitores, você melhora as métricas do site e aumenta a audiência.
Conclusão
Em um cenário digital cada vez mais competitivo, a otimização de palavras-chave para SEO se destaca como uma estratégia vital para o sucesso online.
Ao compreender a importância das palavras-chave na forma como os motores de busca interpretam e classificam o conteúdo, é possível direcionar de maneira mais precisa o tráfego qualificado para o seu site.
A escolha criteriosa e a inserção natural das palavras-chave, aliadas a uma estratégia de conteúdo relevante e direcionada ao público-alvo, são passos cruciais para alcançar e manter uma posição de destaque nos resultados de pesquisa.
Portanto, ao aplicar as dicas fornecidas neste guia, você estará capacitado a não apenas turbinar o número de visitas em seu site, mas também a solidificar sua presença no universo online.
Lembre-se, a otimização de palavras-chave é um investimento contínuo que, quando bem executado, proporciona retornos duradouros e significativos.