No mundo moderno, o futebol já não é mais apenas um esporte ele se tornou em um negócio global que gera lucros multibilionários para os proprietários de times. O esporte mais popular confunde as fronteiras entre países e culturas e gols brilhantes atraem a atenção de espectadores de todo o mundo. Os países que conseguiram organizar uma cultura futebolística recebem grandes dividendos graças ao desenvolvimento desta disciplina. O impacto económico do futebol no Brasil é difícil de quantificar com precisão, mas a sua importância é enorme graças as transferências de jogadores, acordos de patrocínio, bem como receitas provenientes da venda de direitos de transmissão.
Falando em futebol, podemos afirmar a presença de um sistema empresarial completo que inclui fatores como:
Isso permite um crescimento constante da renda dos times que tem uma grande base de torcedores. É importante destacar que este é um processo bastante complexo, pelo que os proprietários têm que não só adquirir novos jogadores que possam melhorar a qualidade do jogo da equipe como um todo, mas também manter o núcleo da equipe e só neste caso será possível fidelizar o público. O futebol é a indústria esportiva que apresentou um maior crescimento mesmo durante a pandemia e se falarmos dos aspectos financeiros que o futebol tem na economia brasileira, eles também serão muito perceptíveis já que essa indústria oferece dezenas de milhares de empregos e também ajuda a desenvolver indústrias relacionadas.
O futebol contribui para o desenvolvimento e crescimento de diversos mercados e atrai investimentos. É o desenvolvimento da indústria que permite construir e reconstruir estádios, bem como melhorar a infraestrutura esportiva das grandes e pequenas cidades. O impacto nas indústrias relacionadas é evidenciado pelo crescimento do turismo esportivo vivido na última década no Brasil e que começou em 2014, quando o país sediou a Copa do Mundo. Se você fizer o Brabet download, poderá acompanhar as tendências globais da economia do futebol assim como terá a oportunidade de fazer outra aposta em qualquer local, ganhando dinheiro com as vitórias do seu time preferido.
A política de transferências é uma das partes mais importantes da economia do futebol moderno. Todos os anos, dezenas de jogadores brasileiros são enviados para o exterior e os times nacionais ganham muito dinheiro com suas trocas e, o custo das transferências é de dezenas e até centenas de milhões de dólares. Se falarmos das maiores transferências envolvendo jogadores brasileiros, o ranking é o seguinte:
As transferências têm um enorme impacto nos mercados de ações. Os times que ganham dinheiro com trocas investem na infraestrutura esportiva e social das cidades onde estão sediados. Os salários são uma grande parte das maiores transferências, isso é facilitado pela competição entre times, já que você só consegue uma estrela se oferecer a ela mais do que os concorrentes, isso leva a maiores salários para a comissão técnica e para o pessoal de apoio da arena, o que tem um efeito positivo no mercado de trabalho brasileiro.
Os contratos que as equipes assinam com os patrocinadores também proporcionam receitas adicionais. As grandes empresas estão prontas para investir muito dinheiro em times e ligas, portanto, as receitas de marketing mais significativas vão para equipes que possuem o maior público possível. Os patrocinadores marcam presença no estádio na forma de crachá que fica impresso no uniforme, isso é feito por meio de publicidade televisiva, banners e até naming rights de arenas. O time poderá usar os recursos arrecadados para comprar novos jogadores, o que lhe permitirá se fortalecer no torneio e em casa, contando com um contrato maior com patrocinadores na próxima temporada.
O papel do futebol na economia brasileira não pode ser superestimado, mas, ao mesmo tempo, as perspectivas de desenvolvimento da indústria dependerão das tendências globais. O crescimento da economia do futebol foi severamente reduzido durante a pandemia, pelo que a ocupação dos estádios se torna um factor-chave. Um período de altos riscos é também um momento de oportunidades, assim, muitos patrocinadores passaram a oferecer contratos mais lucrativos de venda de direitos exclusivos de transmissão dos jogos. As equipes locais estão a adoptar ativamente a experiência europeia, o que garante o desenvolvimento estável do mercado de futebol do país.