“Aconteceu que, no fim de uns tempos, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao SENHOR. Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o SENHOR de Abel e de sua oferta.” (Gênesis 4:3-4)
Essa passagem bíblica é bastante interessante porque revela a postura de dois irmãos diante do Senhor e a reação d'Ele em relação às ofertas oferecidas.
É certo que ambos ofertaram, mas as ofertas foram diferentes. Abel trouxe ao Senhor o melhor do seu rebanho. Dos primeiros animais nascidos, levou o que havia de melhor para Deus:
“Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta.” (Gênesis 4:4)
Caim, por outro lado, não agiu da mesma maneira. Sua oferta foi feita do que lhe sobrava, ao final de um tempo:
“Aconteceu que, no fim de uns tempos, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor.” (Gênesis 4:3)
A Bíblia nos diz que o Senhor não se agradou nem de Caim nem de sua oferta:
“Ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou. Irou-se, pois, sobremaneira, Caim, e descaiu-lhe o semblante.” (Gênesis 4:5)
Deus não se agradou de Caim porque este não estava procedendo bem. Não basta apenas oferecer algo ao Senhor; é preciso que essa oferta seja acompanhada de uma conduta correta. A maneira como o cristão se conduz é o que verdadeiramente agrada a Deus.
Se nossas ações não agradam ao Senhor, nossas ofertas também não serão aceitas, pois tudo o que fizermos deve ser de coração e não por mera obrigação ou para simplesmente cumprir um compromisso.
Nosso trabalho, relacionamentos e estudos devem ser feitos com o propósito de glorificar a Deus, como um testemunho sincero de nossa fé:
“Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens, cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança. A Cristo, o Senhor, é que estais servindo.” (Colossenses 3:23-24)
Portanto, além de ofertarmos as primícias do nosso trabalho, nossa vida deve servir como testemunho para a glória de Deus e de Seu Filho unigênito, Jesus Cristo.