Vivendo de recordações?

Por Josenildo Melo

Isso é a rotulação costumeira atribuída aos bons católicos! O que marca a sociedade não é a sua capacidade de eternizar fatos e acontecimentos? O bom Jacinto estabeleceu o Ressuscita com Cristo e é um grande momento de celebração da Fé. Peca arbitrariamente e julga de forma incerta quem rotula os católicos de verdade de viverem de meras recordações. Tem uma frase muito peculiar na cultura popular: recordar é viver. Cristo Ressuscitou e vive em nosso meio através de sua presença infinita e agradável. Mas tem “alguns amigos” que toda vez que vai à Igreja lembra de um Padre que logo ao se ordenar proferiu esta frase a eles: pronto, acabou minha fase de pobreza; agora eu quero é distância dos pobres. Eles (“alguns amigos”), pobres materialmente; ficam entristecidos, mas mesmo assim continuam excelentes católicos. Recordar é o bom viver?


    Certo mesmo é a beleza das celebrações e o momento vivenciado durante o período da semana santa (pra muitos ela não mais existe); mas é realmente algo muito forte. Nesta época gostamos de procurar as Igrejas com mais presença popular somente pra aferir o grau de fé. E como anda tudo isso? Podem até muitos quase não participarem frequentemente das Igrejas em outros períodos; mas é algo de fato forte! A fé católica é algo realmente inexplicável. Seria a não venda de ilusões por parte da hierarquia católica? Certo mesmo é que estamos chegando à conclusão de que o crescimento das outras religiões não é em meio aos verdadeiros católicos; pode estar este crescimento restrito aos que de fato nunca tiveram fé de verdade. O país é laico. Que cada um viva a sua fé!


    Vamos mudar de assunto? Que nada! O nosso calendário litúrgico é muito rico. Chegou a páscoa. Mas afinal o que é mesmo a páscoa? Em breve “consulta” (pesquisas) você encontrará: a Páscoa é uma celebração que, para os cristãos, comemora a ressurreição de Jesus Cristo. É a data mais importante do calendário cristão e marca o fim da Semana Santa, que celebra a paixão, morte e ressurreição de Jesus. A Páscoa também tem origens judaicas, com a celebração da libertação dos hebreus da escravidão no Egito. Vamos citar um bom exemplo de boa recordação pra neutralizar o vivenciado por seus amigos pensa neste momento um “católico fervoroso”? Tem tantos que fica até mesmo difícil citar! Mas vamos lá. Nos primeiros cursos superiores encontrei Padres, Bispos e Arcebispos peculiares. Tinha um, que não foi Celso José, proporcionou-me ida a diversos Mosteiros. Pense em verdadeiros oásis no meio de um deserto árido. São verdadeiras estruturas que simplesmente um excelente filósofo não tem porque sair dali. Tem de tudo!


    Vivendo de recordações? Não é isso. A questão é bem mais profunda! A sabedoria consiste em justamente não deixar as pessoas “serem contaminadas”. O mundo intelectual é um mundo muito perigoso! Tem gente que depois de abocanhar muitos títulos e conseguir a “estabilidade financeira” nunca mais pensa nos outros e o que eles podem está passando. Já alguns, e tenho muitos amigos, incluso neste hall; passam ainda mais a vivenciar a sua fé de forma cada vez mais simples e sincera. Quem geralmente move as boas paróquias são estas pessoas e não estão nem aí se alguém as elogia ou não elogiará!


    Em suma, a Igreja é tão de Cristo Jesus; Deus, que muitos que adentraram à hierarquia ainda hoje conseguem a capacidade de influenciar em todas as áreas da sociedade. Não sonhe com a destruição da influência da Igreja. O espírito santo a conduz!
 

Leia também