Surfista troca bandeira do Havaí pelo verde amarelo no Mundial de Surf

Luana Silva é filha de brasileiros decidiu defender o Brasil

Luana Silva, de 18 anos, está competindo no Circuito Mundial de surfe, no Havaí, e decidiu integrar a equipe brasileira na competição. Nascida em Honolulu, Luana trocou a bandeira norte-americana pela verde amarela do país de seus pais. A jovem fala português com bastante sotaque e recebeu apoio de  Tatiana Weston-Webb para defender o Brasil.

Foto: Tony Heff/World Surf League
Luana Silva em ação em Sunset Beach

Em 2022, defendendo o Havaí, Luana participou da Etapa de Sunset e foi até as quartas de final. Novamente em Sunset, nesta segunda, avançou às oitavas na vice-liderança, com nota 10,94, um pouco menor do que os 11,50 de Carissa Moore. Tatiana Weston-Webb também avançou em segundo lugar da sua bateria, com nota 6,67, atrás da australiana Molly Picklum, que somou 8,16.

A brasileira disputa a categoria no Circuito Mundial de Surfe desde 2016, quando tinha 12 anos. Já passou pela divisão Junior, Qualifying, Challenger e finalmente o Championship Tour, em que competem as principais surfistas em 2022, Luana também competiu na elite nas etapas de Pipeline, Bells Beach, Portugal e Margaret River. Em todas, caiu nas oitavas de final, ficando na nona colocação. Apesar de não ter vencido etapas até aqui, os resultados são vistos como promissores.

Leia também