Na abertura da Copa do Mundo de futebol feminino 2023, a Nova Zelândia garantiu uma vitória crucial ao vencer a Noruega por 1 a 0 no Eden Park, em Auckland, nesta quinta-feira (20). O gol da vitória foi marcado por Hannah Wilkinson, dando à seleção neozelandesa a liderança do Grupo A com três pontos.
O time norueguês tentou responder aos 36 minutos, quando Hegerberg finalizou rapidamente, mas a defensora Stott conseguiu evitar o gol. No segundo tempo, a Nova Zelândia aumentou a vantagem com um contra-ataque eficiente, resultando no gol de Wilkinson aos dois minutos.
Apesar dos esforços da Noruega para buscar o empate, a equipe da casa manteve a vantagem e conquistou sua primeira vitória em uma partida da Copa do Mundo feminina.
Antes do jogo, a cerimônia de abertura no Eden Park celebrou a cultura dos povos originários da Oceania, também prestando um minuto de silêncio em homenagem às vítimas de um tiroteio próximo ao hotel da seleção norueguesa em Auckland.
A seleção brasileira fará sua estreia no torneio na próxima segunda-feira, às 8h (horário de Brasília), enfrentando o Panamá no Grupo F, que também inclui França e Jamaica.