Conheça Arthur Oliveira, atleta transplantado que irá encarar a corrida

Com apenas 40 dias de nascido, Arthur foi diagnisticado com Atresia Biliar e, aos 7 meses, passou por um transplante de fígado
Foto: Ascom
Arthur Oliveira, atleta transplantado
Foto: Ascom
Arthur Oliveira, atleta transplantado

O Desafio dos Grotões vai acontecer neste domingo (24) em Monsenhor Gil, localizada a 64 km de Teresina. Nesse sentido, Arthur Oliveira, criança transplantada de apenas 13 anos de idade, vai encarar  a sua primeira corrida no desafio B-R-O BRÓ Trail Run no percurso desafiador de 6 km em meio à natureza. Atualmente o pequeno se dedica integralmente à natação como atleta da Liga de Atletas Transplantados. 

Devido ao fato de Arthur ser menor de idade, terá que ir acompanhada para o Desafio dos Grotões ao lado da mãe,  Ana Caroline Sá, que também irá participar. 

O atleta teen estudantil, Arthur Oliveira, foi diagnosticado com Atresia Biliar com 40 dias de nascido e, depois de 7 meses, ele passou por um transplante de fígado. E desde então, os medicamentos fazem parte de sua nova vida para lidar com os efeitos adversos do uso contínuo da medicação. 

Para a mãe de Arthur, ele também diversificou suas válvulas de escape como o violão, os jogos de videogame, a bicicleta, e após ele descobriu um sentimento pela natação e o basquete. “Arthur tem a ciência das melhorias que o esporte tem trazido para sua saúde física, quanto mental. Além disso, ele está mais atento aos benefícios de uma boa alimentação”, explicou Ana Caroline. 

Preparação para o Desafio dos Grotões 

Além disso, para participar da sua primeira corrida no Desafio dos Grotões, Arthur vem se dedicando com determinação e esperança para a competição, mesmo ele não estando 100% pronto para o desafio, o pequeno Arthur tem a certeza que sabe o que quer: viver a vida intensamente e superar os desafios que vier 

Apoio familiar e de amigos 

Por ser uma pessoa comunicativa e alegre, Arthur tem acolhimento e carinho por onde passa. Tem amigos de todas as idades, pois sua forma de se expressar e ver a vida inspira desde o pequeno até o idoso.  

A mãe de Arthur relatou que ele tem o apoio incondicional de toda a base familiar, nas escolhas de vida que vier que a tomar.  

Setembro Verde 

No próximo dia 29 deste mês é celebrado o Dia Nacional da Doação de Órgãos, por isso o Setembro Verde é o mês dedicado à conscientização e ao incentivo à doação de órgãos. O objetivo é destacar que a informação sobre o ato de doar órgãos pode salvar vidas, além de ser um pilar importante nesse processo e que precisa ser difundida. 

A campanha “Setembro Verde” foi criada a partir da Lei 15.463/2014, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos, e tem o dia 27 de setembro como o Dia Nacional da Doação de Órgãos. 

A mensagem que gostaríamos de passar nesse momento é DOE ÓRGÃOS. Diga a sua família que é doador(a) para que mais pessoas tenham a mesma oportunidade que Artur teve. 

Leia também