A musculação é um dos tipos de exercício físico mais praticados no mundo, de acordo com a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) 2017, elaborada pelo Ministério da Saúde, a musculação é um dos exercícios mais praticados pelos brasileiros, perdendo apenas para a caminhada.
O principal objetivo da musculação é a hipertrofia, que é o aumento do tamanho dos músculos devido ao treinamento de força, mas além do esforço e descanso existem vários fatores que podem influenciar o ganho de massa muscular, como explica o ex-fisiculturista, naturopata e professor de yoga, Ravi Kaiut.
“Muitos fatores influenciam o crescimento muscular, a alimentação, a genética, o sono, a capacidade de recuperação muscular, e vários outros, por isso, é preciso ter uma visão mais global do ganho de massa muscular e nisso o Yoga ajuda bastante”.
O Yoga e a musculação
Um dos maiores benefícios da prática de Yoga na musculação é a melhora da recuperação muscular.
“Desde que eu tinha começado a praticar a musculação eu sempre tive uma rotina de treino mais intensa que a m´dia das outras pessoas com as quais eu treinava e grande parte disso se deve ao Yoga”
“Ele ajuda a evitar dores musculares, cansaço excessivo, acelera a recuperação de forma que você não fique fadigado e possa retornar aos treinos mais rápido, isso vale outro para quem busca ganho de massa muscular”, explica Ravi Kaiut.
--
Sobre Ravi Kaiut
Foi diagnosticado aos 4 anos com Síndrome de Legg Perthes, doença genética que destrói o quadril e causa grandes dores, como parte do tratamento passou a praticar Yoga, se apaixonou e decidiu que deveria compartilhar seu conhecimento com o mundo.
Campeão brasileiro de fisiculturismo e 10º melhor do mundo, pelo Campeonato Brasileiro de Fisiculturismo e Fitness, da Federação IFBB. Co-fundador da Greenlist, iniciativa com o objetivo de estimular o consumo sustentável. Ensina atualmente na unidade principal do Kaiut Yoga em Curitiba.