O Botafogo segue sofrendo as consequências de um planejamento falho no início de 2025. Sem treinador definido, o time carioca foi derrotado novamente pelo Racing-ARG por 2 a 0, na noite desta quinta-feira (22), no Engenhão, e ficou com o vice-campeonato da Recopa Sul-Americana. Em janeiro, a equipe já havia perdido a Supercopa do Brasil para o Flamengo.
No jogo de ida, disputado no El Cilindro, em Avellaneda, o Botafogo também foi superado pelo mesmo placar. O desempenho ruim na temporada se soma à eliminação precoce no Campeonato Carioca, onde o time sequer disputou a Taça Rio. Além disso, a equipe não conseguiu repor as perdas de peças fundamentais na conquista da Libertadores e do Brasileirão de 2024, como Thiago Almada, Luiz Henrique e Júnior Santos.
No Engenhão, um dos espectadores da partida foi Renato Paiva, que deve ser anunciado como novo treinador do Botafogo. O técnico português de 54 anos estava sem clube desde que deixou o Toluca, do México, e, no Brasil, comandou o Bahia em 2023. Ele chega para substituir Artur Jorge, que se transferiu para o futebol do Catar.
Domínio do Racing e protestos da torcida
O Botafogo começou o jogo pressionado pela torcida e sofreu nos minutos iniciais com o Racing, que criou boas chances e obrigou o goleiro John a fazer grandes defesas. O time carioca, por outro lado, errava muitos passes e pouco ameaçava o adversário. A melhor chance alvinegra veio em uma cabeçada de Barboza, defendida pelo goleiro Arias, com a bola ainda batendo no travessão.
Na segunda etapa, a equipe voltou desorganizada e viu Zaracho abrir o placar aos 10 minutos, após finalização forte no alto. O gol aumentou a insatisfação da torcida, que passou a vaiar o time a cada erro. Aos 23 minutos, Alex Telles perdeu a bola na saída de jogo, e Zuculini aproveitou para marcar o segundo gol do Racing, sacramentando a conquista do título inédito para os argentinos.
Com mais um vice-campeonato na temporada, o Botafogo agora tenta se reorganizar para evitar um ano de fracassos, enquanto a torcida cobra mudanças imediatas na equipe.