A ex-judoca Sarah Menezes deixou o comando da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Teresina (Semel). Sua permanência na pasta era incerta devido à incompatibilidade entre o cargo na administração municipal e sua função de treinadora da Seleção Brasileira de Judô no Comitê Olímpico Brasileiro (COB). Pelo regulamento do COB, Sarah não poderia acumular as duas funções e precisaria escolher entre seguir como técnica da Seleção ou permanecer na Semel.
Na manhã desta segunda-feira (31), Sarah Menezes esteve reunida com o prefeito Silvio Mendes para definir sua saída. Com sua decisão de seguir como treinadora, Expedito Falcão, atual diretor-executivo da Semel e ex-treinador da judoca, assumirá o cargo interinamente. Segundo apuração do Portalodia.com, a secretaria deverá ser ocupada definitivamente pelo vereador Zé Neto (MDB), em um acordo político envolvendo o deputado federal Júlio César e o deputado estadual Georgiano Neto.
Incompatibilidade com o COB gerou impasse
Desde que seu nome foi cogitado para comandar a Semel, surgiram questionamentos sobre a impossibilidade legal de acumular a função pública com seu cargo no Comitê Olímpico. O próprio COB já havia emitido uma nota confirmando que Sarah deveria optar por uma das funções. No comunicado, o Comitê afirmou que, independentemente da escolha da judoca, "todos os lados ganhariam devido à sua competência".
Ao indicar Sarah para o cargo, o prefeito Silvio Mendes destacou sua trajetória vitoriosa no esporte e sua experiência para fomentar o setor esportivo em Teresina. No entanto, três meses após assumir a pasta, a ex-judoca optou por seguir sua carreira como treinadora.
Em nota a secretaria ressaltou que a saída de Sarah ocorreu a pedido da própria ex-atleta, devido às circunstâncias externas à administração municipal.
"Apesar do desejo em continuar contribuindo para o desenvolvimento do esporte municipal, Sarah optou por seguir sua trajetória como técnica de judô, mantendo seu compromisso com a CBJ e com o crescimento da modalidade no Brasil", diz a nota.
Houve também agradecimento pelo empenho da ex-secretária durante seu período na pasta e confirmou a nomeação interina de Expedito Falcão.
Com a mudança, a Prefeitura de Teresina deverá definir em breve a ocupação definitiva da Semel, que pode passar para o comando do vereador Zé Neto (MDB).
Confira a nota na íntegra:
A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEMEL) vem a público esclarecer que a exoneração da Secretária Municipal de Esporte e Lazer, Sarah Menezes, ocorreu a seu próprio pedido, diante de circunstâncias alheias à administração municipal.
A Confederação Brasileira de Judô (CBJ) manifestou posicionamento institucional que impossibilitava a permanência da ex-secretária simultaneamente no cargo público e em sua função junto à Confederação. Diante desse cenário, e apesar de seu desejo em continuar contribuindo para o desenvolvimento do esporte municipal, Sarah Menezes optou por seguir sua trajetória como técnica de judô, mantendo seu compromisso com a CBJ e com o crescimento da modalidade no Brasil.
A SEMEL reconhece e agradece imensamente a dedicação e o trabalho desenvolvido por Sarah Menezes à frente da pasta, sempre pautado na valorização do esporte e na ampliação do acesso a atividades esportivas para a população.
Informamos ainda que, de maneira provisória, o atual executivo da SEMEL, Expedito Falcão, assumirá a gestão da Secretaria, garantindo a continuidade dos projetos e ações em andamento.
A administração municipal reforça seu compromisso com o fortalecimento do esporte e lazer, assegurando que as políticas públicas da área seguirão sendo conduzidas com responsabilidade e empenho.