Campeão olímpico Gary Hall Jr. recebe réplicas de medalhas perdidas em incêndio

Nadador teve itens destruídos em incêndios na Califórnia; cerimônia foi em Lausanne

O ex-nadador e campeão olímpico Gary Hall Jr. recebeu réplicas de dez medalhas olímpicas que havia perdido durante os incêndios florestais que devastaram a região de Los Angeles em janeiro deste ano. A entrega das novas medalhas ocorreu nesta segunda-feira (5), em uma cerimônia realizada na sede do Comitê Olímpico Internacional (COI), em Lausanne, na Suíça, e foi feita pelo presidente da entidade, Thomas Bach.

Foto: Reprodução | Instagram
Atleta perdeu medalhas olímpicas em incêndio nos EUA.

Hall, que agora tem 50 anos, representou os Estados Unidos nas edições dos Jogos Olímpicos de 1996, 2000 e 2004, conquistando um impressionante total de cinco medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze nas competições realizadas em Atlanta, Sydney e Atenas. Durante os incêndios, ele foi forçado a evacuar sua residência em Pacific Palisades, deixando para trás os símbolos de sua carreira esportiva, que incluem as medalhas que agora foram substituídas.

Os incêndios florestais que afetaram a Califórnia causaram devastação em bairros como Altadena e Pacific Palisades, resultando na morte de pelo menos 29 pessoas e deixando milhares de desabrigados. Este evento foi considerado um dos desastres naturais mais caros da história dos Estados Unidos, com especialistas estimando que os danos financeiros são imensos, refletindo a gravidade da situação.

Além de receber as réplicas de suas medalhas, Hall também faz parte de um contexto histórico, já que Los Angeles será a sede dos Jogos Olímpicos de Verão de 2028, marcando o retorno do evento à cidade após mais de quatro décadas. A entrega simbólica das medalhas destaca a resiliência e a superação diante das adversidades enfrentadas por muitos durante os incêndios devastadores.

Leia também