A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tem um novo presidente. Samir Xaud, de 41 anos, foi eleito neste domingo (25) para o cargo máximo do futebol nacional e ficará à frente da entidade até 2029. Natural de Roraima, ele assumirá após a saída de Ednaldo Rodrigues, que foi afastado pela Justiça do Rio de Janeiro em meio a denúncias de irregularidades em sua eleição.
Apesar da vitória folgada — 103 votos entre os 143 possíveis — o processo eleitoral foi marcado por fortes críticas e pela ausência de grande parte dos clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro. Ao todo, 21 clubes optaram por boicotar a votação, alegando falta de transparência e exclusão do processo decisório. Entre os ausentes estiveram Flamengo, Corinthians, Fluminense, São Paulo e Internacional.
A chapa encabeçada por Xaud foi registrada sob o nome “Futebol para Todos: Transparência, Inclusão e Modernização”.
Além do novo presidente, também foram escolhidos oito vice-presidentes que integrarão a diretoria da CBF, entre eles Michelle Ramalho (FPF-PB), Flavio Zveiter, Fernando Sarney e Rubens Angelotti.
A eleição ocorre em um momento de busca por estabilidade na CBF, após uma série de crises institucionais.