Badminton piauiense garante classificados para nacionais nos Jogos Escolares

Os estudantes se destacaram na etapa estadual dos JEPIs e vão disputar JEBS e Jogos da Juventude

A etapa estadual dos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs) chegou ao fim com destaque para os atletas de badminton da capital. Foram definidos os classificados que representarão o Piauí nas competições nacionais: os Jogos Escolares Brasileiros (JEBS) e os Jogos da Juventude.

Foto: Reprodução/Governo do Piauí
Etapa Nacional do Jogos Escolares

Na categoria infantil (12 a 14 anos), os campeões foram Mário Sérgio de Paiva Filho e Sayron Peterson Santos, no masculino, e Suellen Yasmin Soares e Lorranny dos Santos, no feminino. Os quatro atletas conquistaram vaga nos JEBS, torneio voltado para estudantes dessa faixa etária.

Já na categoria infanto (15 a 17 anos), os classificados para os Jogos da Juventude foram Marcos de Almeida Filho e Fhelipe Lennon Santos, no masculino, e Rayssa Ketlin Neres e Aguida Carvalho, no feminino. Todos são de Teresina, com Aguida contando ainda com o apoio do Bolsa Atleta.

A coordenadora da modalidade nos JEPIs, Luana Almeida, destacou o avanço do badminton nas competições escolares. “A cada ano a procura pelo badminton vem crescendo, no nível dos atletas e no acirramento das disputas. Temos atletas que competem internacionalmente, como Fhelipe Lennon e Marcos Almeida. Neste ano, tivemos representantes dos municípios de Piripiri e Boa Hora na etapa estadual”, ressaltou.

Para a secretária dos Esportes do Piauí, Josiene Campelo, o desempenho dos atletas reflete o fortalecimento da modalidade no estado. “Ver o badminton crescer com tanta força e revelar nomes que já brilham em competições internacionais é motivo de muito orgulho. A Secretaria dos Esportes está comprometida em fortalecer cada vez mais essas modalidades, garantindo estrutura, apoio e oportunidades para que nossos estudantes possam sonhar alto e representar o Piauí com excelência nos cenários nacional e internacional”, afirmou.

O árbitro principal das disputas e diretor de arbitragem da Federação de Badminton dSecepio Piauí, Júlio José, também ressaltou a evolução da modalidade. “O crescimento do Badminton nos JEPIs é notável. A cada edição vemos mais jovens se dedicando e elevando o nível das disputas. Os resultados falam por si”, disse.

Os Jogos Escolares Piauienses são o maior evento esportivo estudantil do Estado, promovido pelo Governo do Piauí e realizado pela Secretaria dos Esportes (Secepi), em parceria com a Secretaria da Educação (Seduc) e a Secretaria da Inclusão (Seid).

Leia também