A partir de 2026, a Copa do Brasil passará a distribuir duas vagas para a Copa Libertadores da América. A mudança foi anunciada nesta quinta-feira (11) pela CBF, durante o Conselho Técnico da Série A, com representantes dos clubes.
Atualmente, apenas o campeão da Copa do Brasil garante acesso direto à fase de grupos da competição continental. Com a alteração, o vice-campeão também terá direito a uma vaga, mas a entidade ainda decidirá se ela será destinada à fase principal ou à Pré-Libertadores.
A CBF também avalia como proceder caso campeão e vice já estejam classificados para a Libertadores pelo Campeonato Brasileiro. O Brasileirão, hoje, concede quatro vagas diretas à fase de grupos e duas para a etapa preliminar.
A mudança passa a valer para a edição da Copa do Brasil de 2026, ampliando o número de caminhos possíveis para os clubes brasileiros disputarem o principal torneio sul-americano.