O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta vermelho para tempestades no Rio Grande do Sul, devido aos fortes temporais recentes. O aviso de grande perigo está em vigor até terça-feira e foi feito na manhã desta segunda-feira (6).
As regiões mais afetadas com as novas chuvas serão as cidades Arroio Grande, Chuí, Herval, Jaguarão, Pedras Altas, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar.
Segundo o mesmo alerta, prevê-se que, além do grande volume de chuvas, as tempestades venham acompanhadas por ventos acima de 100 km/h e granizo.
A Defesa Civil do Rio Grande do Sul e o Corpo de Bombeiros comentam que isso aumentará significativamente o risco de danos às habitações já afetadas, risco de mais cortes de energia, prejuízos agrícolas em novas regiões, queda de árvores e desmoronamentos, alagamentos e problemas no transporte rodoviário, o que pode afetar e atrasar ainda mais o resgate das vítimas.
As autoridades pedem ainda que a população fique atenta e tome medidas de segurança, como evitar regiões de encostas, ficar debaixo de redes elétricas e árvores, além de manter distância de regiões com enchentes.