O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (7), dois alertas meteorológicos válidos para 80 municípios piauienses, com previsão de chuvas intensas até a manhã de terça-feira (8). As cidades estão divididas entre os níveis amarelo (perigo potencial) e laranja (perigo), podendo o aviso ser prorrogado de acordo com as condições climáticas.
Entre os municípios com alerta laranja (que indica maior severidade), estão Parnaíba, Luís Correia, Cocal e Piracuruca. Nessas áreas, são esperadas precipitações entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 mm por dia, com ventos que podem atingir até 100 km/h.
Outras 66 cidades receberam alerta amarelo, incluindo Teresina, Pedro II, Altos e Campo Maior. Nesses locais, a previsão é de chuvas menos intensas, entre 20 e 30 mm/h, com rajadas de vento de até 60 km/h. Oito municípios estão inseridos nos dois níveis de alerta, por estarem em zonas de transição entre as faixas de risco.
O Inmet orienta a população a evitar se abrigar debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a estruturas frágeis, como torres de energia e placas de propaganda, que podem cair com os ventos fortes. Também é recomendável desligar aparelhos elétricos e o disjuntor geral da casa em caso de descargas elétricas.
Em situações de risco, a Defesa Civil (199) e o Corpo de Bombeiros (193) devem ser acionados.
Municípios sob alerta laranja (perigo):
Bom Princípio do Piauí, Buriti dos Lopes, Cajueiro da Praia, Caraúbas do Piauí, Caxingó, Cocal, Cocal dos Alves, Luís Correia, Luzilândia, Madeiro, Murici dos Portelas, Parnaíba, Piracuruca, São João da Fronteira.
Municípios sob alerta amarelo (perigo potencial):