A Agência Espacial Brasileira (AEB) publicou edital de concurso público para preencher 30 vagas nos cargos de analista em ciência e tecnologia e tecnologista, ambos exigindo formação em nível superior. Vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a AEB oferece salários que podem chegar a R$ 10,8 mil.
As inscrições estarão abertas entre 29 de janeiro e 19 de fevereiro de 2024, com taxa fixada em R$ 100. A seleção será organizada pelo Cebraspe, e as provas estão previstas para 13 de abril. Os candidatos enfrentarão 60 questões objetivas, sendo 20 de conhecimentos gerais e 40 específicas da área escolhida.
O edital foi divulgado nesta segunda-feira (30) no Diário Oficial da União e detalha o processo seletivo que visa reforçar o quadro técnico da instituição responsável por coordenar as políticas espaciais do Brasil. O concurso é uma das iniciativas para fortalecer o setor de ciência e tecnologia no país, após anos de contingenciamentos que impactaram órgãos estratégicos como a AEB.