Assaí amplia contratações de profissionais 50+, consolidando diversidade etária

Apenas em 2024, iniciativa contratou mais de 3 mil profissionais com 50 anos ou mais e projeta novos investimentos em desenvolvimento e capacitação

O Assaí segue avançando em sua jornada de inclusão com foco na valorização da diversidade etária. Lançado em 2021, o Programa 50+ consolidou-se como uma das principais iniciativas da companhia para impulsionar a empregabilidade de profissionais com 50 anos ou mais. Com um olhar estratégico e humano, o Assaí já conta com mais de 8 mil colaboradores(as) 50+ em suas lojas, centros de distribuição e escritórios em todo o Brasil - cerca de 10% da Cia e um crescimento de 32% em relação ao ano anterior. Em 2024, o número de contratações dessa faixa etária aumentou 63% em comparação com 2023.

Foto: Divulgação Assaí
Lançado em 2021, o Programa 50+ consolidou-se como uma das principais iniciativas da companhia para impulsionar a empregabilidade de profissionais com 50 anos ou mais

"O Programa 50+ reforça o nosso compromisso com a inclusão e com a valorização da experiência profissional. Nosso objetivo vai além de estimular a contratação: queremos combater o etarismo e reduzir as barreiras no mercado de trabalho", afirma Tamaly Amorim, gerente de RH e Diversidade do Assaí. "Com o envelhecimento da população brasileira, é fundamental ampliarmos oportunidades para esses(as) profissionais e garantirmos que os(as) nossos(as) clientes se sintam representados(as) em nossas lojas, em toda a sua diversidade", complementa a executiva.
Em 2024, foram realizadas mais de 3 mil contratações de profissionais 50+, sendo 17,4% delas de pessoas com 60 anos ou mais. Além da contratação, os(as) profissionais 50+ contam com um olhar atento e acolhedor ao longo de sua jornada no Assaí. Logo no início de suas atividades, participam de um programa de apadrinhamento, no qual são acompanhados(as) por um(a) padrinho(madrinha), que, na maioria dos casos, são de outra geração, para apoiar no aprendizado das rotinas do dia a dia.
"Quando estruturamos iniciativas como o Programa 50+, é essencial promover a integração entre diferentes gerações. O apadrinhamento cumpre esse papel ao estimular a troca de experiências e fortalecer um ambiente colaborativo. Acreditamos que todos(as) têm algo a aprender e a ensinar", reforça Tamaly.
O desenvolvimento contínuo também é prioridade. No início deste ano, o Assaí lançou a trilha de capacitação Conexão 50+ na Universidade Assaí, sua plataforma de aprendizagem corporativa. O conteúdo aborda temas como Diversidade Etária, Equipes Multigeracionais, Economia Prateada, Longevidade, potência de profissionais e consumidores 50+. O Programa também conta com focados em letramento digital, comunicação, negociação, saúde e bem-estar, todos voltados especificamente para colaboradores(as) 50+.

VALORIZAÇÃO E CRESCIMENTO INTERNO
Desde a institucionalização do Programa 50+, a promoção de talentos dessa faixa etária cresceu 168% entre 2022 e 2024, com destaque para o aumento de 22% em cargos de liderança e 16% em funções de especialistas.
A companhia também foi reconhecida com a Certificação Age-Friendly por suas práticas inclusivas.

INCLUSÃO NA PRÁTICA
Para impulsionar o ingresso desses(as) profissionais, o Assaí mantém um banco de talentos exclusivo para pessoas 50+ e realiza treinamentos com a equipe de RH e lideranças para ampliar conhecimento e conscientização. "Cada pessoa é única. Por isso, os(as) gestores(as) das lojas, CDs e dos escritórios contam com trilhas específicas que possibilitam o desenvolvimento para liderar pessoas diversas, promover o respeito e a valorização da diversidade de gerações presente nas equipes", explica Tamaly.
A diversidade de Gerações, um dos pilares do Programa de Diversidade do Assaí, que também contempla, há mais de uma década, ações voltadas para Gênero, Raça, Pessoas com Deficiência, LGBTQIA+ e, mais recentemente, Migrantes e Refugiados. "O etarismo ainda é um desafio no mercado de trabalho. No Assaí, trabalhamos para quebrar esses vieses com ações estruturadas e consistentes. Acreditamos em um futuro do trabalho mais diverso, inclusivo e humano - e estamos construindo esse futuro desde agora", finaliza Tamaly.

Leia também