Teresina experimentou um crescimento expressivo em seu setor industrial no primeiro semestre de 2024, com a geração de 727 novos postos de trabalho, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). A construção civil, por sua vez, contribuiu com a criação de 737 vagas no mesmo período, consolidando-se como uma força motriz para o desenvolvimento econômico da capital piauiense.
A localização estratégica de Teresina tem sido um fator crucial para a expansão de diversas indústrias, que vão desde o setor alimentício até a fabricação de fios elétricos, pré-moldados, estruturas metálicas para construção civil, além de tijolos e telhas. Essas indústrias têm desempenhado um papel fundamental na geração de emprego e renda na cidade.
De janeiro a junho de 2024, Teresina registrou um total de 46.844 admissões e 40.269 desligamentos, resultando em um saldo positivo de 6.575 empregos. Este desempenho foi especialmente impulsionado pelos setores industrial e de construção civil, que juntos responderam por 1.464 novos postos de trabalho.
Andrade Júnior, vice-presidente do Centro das Indústrias do Piauí (Ciepi) e empresário do ramo de construção civil, destacou a importância da indústria da construção na economia local. "A indústria da construção em Teresina é pujante, muito forte e madura. Sua relevância está no contexto da necessidade de levar moradia a todas as faixas de renda, não apenas à classe média, mas também à classe menos favorecida. Devemos transformar essa necessidade de moradia em uma política de Estado para que, independentemente de quem esteja na presidência, os recursos sejam assegurados de forma perene, ajudando a debelar o déficit habitacional que ainda é enorme, principalmente entre aqueles que ganham menos de R$ 3 mil", afirmou Andrade Júnior.
Além de gerar empregos, o setor industrial em Teresina tem sido um catalisador para a modernização da infraestrutura urbana, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos moradores e criando um ambiente propício para novos investimentos. Apesar da descentralização industrial para outras regiões do estado, Teresina continua a desempenhar um papel vital na inovação e desenvolvimento regional.
Federico Musso, presidente do Ciepi, enfatizou a importância da inovação no setor industrial da capital. "O Ciepi tem buscado impulsionar projetos de inovação que contribuem diretamente para o desenvolvimento sustentável da cidade, não só gerando oportunidades de emprego, como também promovendo novas tecnologias e processos industriais mais eficientes. Continuaremos trabalhando para manter esse ritmo de desenvolvimento e, dessa forma, a nossa capital também cresce e se moderniza”, concluiu Musso.