A Receita Federal deposita nesta segunda-feira (30) o último dos cinco lotes de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de 2024. Ao todo, 511.025 contribuintes receberão R$ 1,03 bilhão em suas contas bancárias ou pela chave Pix do tipo CPF, informada na declaração. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.
Entre os beneficiários, cerca de 40% terão prioridade no reembolso. Este grupo inclui 201.381 contribuintes que informaram a chave Pix vinculada ao CPF ou usaram a declaração pré-preenchida. A prioridade também abrange idosos, pessoas com deficiência e professores, além de 86.570 contribuintes residentes no Rio Grande do Sul, incluídos em razão das enchentes que ocorreram no estado no início do ano.
Quem não estiver na lista deste lote pode consultar sua situação no site da Receita Federal ou no aplicativo da Receita para tablets e smartphones. Caso haja pendências, será necessário retificar a declaração e aguardar os lotes residuais.
Se o depósito não for realizado devido a problemas como conta desativada, o valor ficará disponível para resgate no Banco do Brasil por até um ano. Após esse prazo, será necessário requerer a restituição no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC).