No primeiro dia, 474 mil pessoas contestaram descontos nos benefícios do INSS

Instituto não informou prazo para devolução de valores a aposentados e pensionistas

O presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Gilberto Waller Júnior, anunciou, na última quarta-feira (14), que até o final do primeiro dia de atendimento, 480.660 manifestações foram registradas no sistema, com 473.940 (98,6%) delas declarando não reconhecer os descontos realizados em seus benefícios previdenciários. Essa situação alarmante surge em meio a um esforço do INSS para resolver a questão dos descontos não autorizados que afetaram aposentados e pensionistas.

Foto: Thays de Araújo/Agência Gov
A consulta pode ser feita por meio do site e aplicativo Meu INSS.

Waller destacou a gravidade da situação, afirmando que muitas pessoas alegam não ter qualquer relação com as entidades que estão realizando os descontos. Quando o vínculo é negado, o INSS intima automaticamente as instituições responsáveis a apresentar justificativas e documentação comprobatória em até 15 dias úteis. Caso a entidade não consiga comprovar a legalidade do desconto, o INSS exigirá o reembolso imediato ao beneficiário, com a correção dos valores pela inflação.

Os beneficiários afetados podem verificar os descontos e contestá-los através do aplicativo Meu INSS. Embora não haja um prazo definido para que os segurados comuniquem a não autorização dos valores, Waller enfatizou que aqueles que enfrentam dificuldades para acessar o sistema têm a liberdade de fazê-lo a qualquer momento. Após a análise das contestações, se não houver comprovação válida, a entidade responsável será notificada para realizar o reembolso, que deve ser efetuado em até 15 dias após a notificação.

Adicionalmente, o INSS emitiu um alerta sobre perfis falsos nas redes sociais que tentam aplicar golpes em aposentados e pensionistas, utilizando indevidamente o nome do instituto. A instituição reforçou que apenas os canais oficiais devem ser utilizados para solicitações e que não realiza atendimento por redes sociais. Para mais informações, os cidadãos podem entrar em contato com a central de teleatendimento pelo número 135, que opera de segunda a sábado, das 7h às 22h. 

Leia também