Num novo contrato com o governo do Piauí, em obra do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a família do senador Marcelo Castro (MDB-PI) soma agora R$ 2,2 bilhões em contratos de obras públicas, segundo informa o site UOL nesta sexta-feira.
O mais novo contrato, assinado em maio, segundo a reportagem da jornalista Natália Portinari, é para obra de pavimentação da rodovia, tendo sido a Construtora Jurema, que pertence a um irmão do senador Marcelo Castro, João Castro, escolhida em maio pelo governo do Piauí para executar uma obra de pavimentação de R$ 482 milhões.
A obra é o asfaltamento da BR-330, que está no PAC, mas sob delegação do Departamento Estadual de Estradas e Rodagens do Piauí (DER-PI). A rodovia vai da divisa do estado com o Maranhão até a divisa Piauí/Bahia, com 114 quilômetro de extensão. O projeto foi escolhido como prioridade pelo governo estadual.
Jurema: o maior preço
Informa o UOL que a Construtora Jurema venceu a licitação no DER-PI depois que as cinco concorrentes — que haviam proposto preços menores — foram inabilitadas por supostas falhas na documentação.
Do mesmo modo, diz o UOL, outra empreiteira ligada à família do senador Marcelo Castro, a Construtora Ótima, obteve contrato de R$ 205 milhões, licitado pelo Idepi (Instituto de Desenvolvimento do Piauí), do governo do estado. As concorrentes foram desclassificadas, mas uma segunda empresa acabou conseguindo concorrer após apresentar um recurso.
Os irmãos de sorte
O site mostra ainda que Humberto Castro, irmão do senador Marcelo Castro (MDB-PI), conseguiu, no ano passado, um contrato de R$ 205 milhões para construir uma barragem em Cocal, no Piauí, com recursos do novo PAC.
Com isso, as empresas da família —Construtora Jurema, de seu irmão João; Construtora Ótima, de seu irmão Humberto, e Construtora Renata, de seu primo Lourival— chegaram a R$ 2,2 bilhões em contratos públicos desde 2019.
O grupo, informa o UOL, “atua exclusivamente em licitações no Piauí, em órgãos públicos com histórico de influência política do próprio senador, e em obras que frequentemente recebem emendas direcionadas por ele.”
Tudo em família
O UOL informa ao Brasil o que o Piauí já sabe há bastante tempo: o DER-PI foi comandado pelo filho do senador, o atual deputado federal José Dias de Castro Neto (PSD-PI), de 2017 a 2022, quando diversas empresas da família foram contratadas pelo órgão estadual para executar obras.
Agora, a autarquia estadual de obras rodoviárias é presidida por Leonardo Sobral, um prestimoso amigo do senador Castro que, segundo dizem, tem a disposição até o avião particular do politico; enquanto o Idepi, tem como presidente Felipe Eulálio, primo do presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Severo Eulálio, do MDB, mesmo partido de Marcelo Castro.
Silêncio absoluto
Procuradas para comentar a licitação com verbas do PAC e todos os contratos, as empresas nada disseram.
O senador Marcelo Castro, que é sempre muito falante, inclusive tendo uma vez declarado ser “especialista em estradas”, não retornou o contato do portal UOL.
Por seu turno, o governo do Piauí afirmou que "todos os processos licitatórios seguem rigorosamente a legislação vigente, com total transparência e ampla publicidade".
Segundo nota do governo, “os critérios de habilitação e julgamento das propostas são definidos nos editais, conforme previsto na lei de licitações, e a análise é feita por comissões técnicas, sem qualquer interferência externa."