A partir do dia 5 de julho de 2025, entra em vigor a Medida Provisória nº 1.300/2025, que garante 100% de desconto no valor da tarifa de energia elétrica para os primeiros 80 kWh consumidos por mês por famílias de baixa renda. O benefício não inclui tributos federais, estaduais ou municipais, como ICMS e PIS/COFINS.
A nova medida será aplicada em todo o Brasil e, segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), deve alcançar cerca de 60 milhões de brasileiros em situação de vulnerabilidade social, com destaque para os estados de Alagoas, Amapá, Goiás, Maranhão, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul, onde estima-se que mais de 19 milhões de pessoas serão beneficiadas.
Quem tem direito ao benefício
A Nova Tarifa Social de Energia Elétrica será aplicada automaticamente para quem já se enquadra nos critérios e tem cadastro atualizado. Veja quem pode receber:
Segundo Joaquim Milhomem, gerente de Experiência do Cliente da Equatorial Piauí, mais de 580 mil famílias piauienses já se beneficiam da tarifa social. Ele ressalta que é fundamental manter o CadÚnico atualizado, o que pode ser feito no CRAS ou Prefeitura do município.
Como será aplicado o desconto
A nova regra garante desconto integral no consumo de até 80 kWh/mês, exclusivamente sobre a tarifa de energia. Os demais itens da conta, como impostos, contribuição para iluminação pública, parcelamentos anteriores e encargos, continuarão sendo cobrados normalmente.
Exemplos:
Se o consumo for até 80 kWh, o cliente pagará apenas os tributos e encargos, com isenção da tarifa de energia;
Se o consumo for de 120 kWh/mês, o cliente pagará apenas pelos 40 kWh excedentes, além dos tributos aplicáveis ao valor total da fatura.
Manutenção e reativação do benefício
Para manter o acesso ao benefício:
As faturas com a nova tarifa começarão a ser aplicadas a partir de 5 de julho de 2025 nas áreas de concessão da Equatorial Energia. Para verificar se o Número de Identificação Social (NIS) está ativo ou se a família está no CadÚnico, os interessados podem:
Ligar para a Central de Relacionamento do Ministério do Desenvolvimento Social: 0800 707 2003;
Portal do Governo do Piauí: www.pi.gov.br.