Estão abertas as inscrições para o Programa de Extensão Universitária para Pessoas Idosas (PTIA), na modalidade Universidade Aberta, da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Atualmente o programa conta com 3 projetos: Arte e cultura, Direito e Cidadania e Sociabilidade e Convivência, tais projetos são executados através de cursos como Música Popular Brasileira, Espanhol, Artes Manuai, Pintura em Tela, Memória na Vida Adulta e Senescência, Zumba, Capoterapia, Tai Chi Chuan, Saúde do Idoso, Fotografia e Alimentação, Nutrição e Envelhecimento.
A coordenadora do PTIA, profª Drª Mauriceia Lígia Neves da Costa Carneiro diz que o programa pretende proporcionar melhor qualidade de vida para os idosos, por isso trabalhar em todas as áreas do envelhecimento. “Estamos dando a oportunidade das pessoas envelhecerem com saúde, mas principalmente com qualidade de vida e convivendo com o lúdico e com as pessoas da mesma idade”, enfatiza.
Mauricéia explica que as pessoas interessadas podem fazer as inscrições no Instagram do PTIA e ou no Sala do Programa no CCHL/ UFPI no período da manhã. “Estamos aguardando as pessoas para se inscreverem até o dia 24 de maio e assim terem acesso aos serviços que vão garantir uma melhora qualidade de vida na terceira idade”, disse.
Histórico
O Programa criado desde 1998 de natureza multidisciplinar de educação permanente para pessoas com mais de 55 (cinquenta e cinco) anos está fundamentado na gerontologia educacional e social crítica. A proposta se constitui a partir de projetos, que ao reconhecer os diferentes modos de envelhecer na sociedade capitalista, possibilitam uma multiplicidade de ações que oportunizam às pessoas idosas o protagonismo político e social além da realização de atividades que favoreçam a aquisição e atualização de conhecimentos, com vistas ao bem-estar biopsicossocial, na perspectiva da promoção de saúde, da melhoria da qualidade de vida, a expressão da arte e da cultura, a vivência do lúdico, a sociabilidade, a convivência, a inclusão tecnológica, social e o exercício da cidadania.