Uespi divulga Edital para seleção de 1.200 monitorias

As monitorias serão dividas em remuneradas e não remuneradas, com inscrições abertas a partir do dia 15 de janeiro

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) divulgou um edital para a seleção de 1.200 monitores, sendo 600 remunerados e 600 não-remunerados, para diversas disciplinas dos cursos do regime regular da instituição. A seleção destina-se ao segundo semestre letivo de 2023, que terá início em 8 de janeiro deste ano.

Foto: Governo do Piauí/Edição PortalAZ
Uespi

Os alunos interessados devem acessar o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e seguir as orientações para inscrição no período de 15 a 20 de janeiro de 2024. Para concorrer à monitoria remunerada, os candidatos devem inserir dados bancários próprios, em conta corrente exclusiva do Banco do Brasil.

O programa de monitoria oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades relacionadas à carreira docente, aprofundar conhecimentos teóricos e práticos nas disciplinas monitoradas, e participar ativamente no planejamento de atividades docentes. Além disso, contribui para a cooperação entre corpo discente e docente, promovendo a qualidade do ensino de graduação por meio de práticas pedagógicas inovadoras.

Vale ressaltar que, existe duas modalidades de monitoria: a remunerada, em que o monitor recebe uma bolsa condicionada à comprovação de frequência, e a não-remunerada, em que o aluno exerce a atividade de forma voluntária, sem remuneração. O programa de monitoria não permite a acumulação de bolsas da Uespi, exceto as de auxílio-alimentação e moradia, sendo possível a acumulação com bolsas de outras entidades e órgãos conveniados, observadas as normativas específicas.

Confira abaixo os requisitos para participação:

- Estar matriculado a partir do 2º bloco em curso de graduação da Uespi;

- Ter aprovação na seleção na disciplina objeto da monitoria;

- Ter cursado a disciplina para a qual se candidata, ou disciplina equivalente, com média igual ou superior a 7,5.

Os alunos com crédito concedido também podem se inscrever, apresentando o histórico escolar com média mínima de 7,5 na disciplina dispensada.

Leia também