O senador Carlos Viana (Podemos-MG) apresentou o Projeto de Lei 5.106/2023, que propõe alterações na Lei de Diretrizes e Bases da Educação para promover a adoção de jogos eletrônicos educativos na prática pedagógica. O projeto está em tramitação na Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCD), ainda sem relator designado.
Viana realça que os jogos eletrônicos na educação proporcionam maior engajamento, adaptabilidade aos diferentes níveis de aprendizagem, ambiente seguro de aprendizado e desenvolvimento de habilidades cognitivas. O senador enfatiza que os jogos podem ser adaptados para diferentes faixas etárias e níveis de aprendizagem, oferecendo um ambiente livre de julgamentos que encoraja a tentativa e erro, fundamentais para o processo de aprendizagem.
“Os jogos eletrônicos podem ser uma ótima maneira de desenvolver habilidades cognitivas, como raciocínio lógico, tomada de decisão e resolução de problemas. Muitos exigem que os jogadores pensem de forma estratégica e tomem decisões rápidas, o que pode ajudar no desenvolvimento dessas habilidades”, fala o senador.
O parlamentar enfatiza que os jogos eletrônicos são altamente envolventes e motivadores, contribuindo para o aumento do interesse e dedicação dos estudantes. Ele argumenta que esses jogos podem ser uma excelente ferramenta para desenvolver habilidades cognitivas, como raciocínio lógico, tomada de decisão e resolução de problemas, incentivando o pensamento estratégico e rápido.