Governo do Piauí faz novos cortes nos salários de professores da Uespi

Segundo os professores os descontos desta vez passam de 50% em alguns casos.

Posicionados em frente ao Palácio de Karnak, docentes fazem protesto na manhã desta quinta-feira (29), contra os cortes de salários, com o governo contrariando decisão judicial. O uso de alto falante na frente do palácio do Governo, com palavras de ordem contra o partido do governador e críticas à gestão da educação, os grevistas denunciam que estão sendo vítimas de perseguição. Eles estão em greve há mais de dois meses. 

Foto: Reprodução/Internet
No ato estavam presentes educadores dos campus Floriano, Parnaiba, Campo Maior, Picos dentre outros

Antes da manifestação no Palácio de Karnak os Docentes da UESPI, denunciaram em release distribuído à imprensa que amanheceram com mais um corte nos seus salários. O descontos passam de 50% em alguns casos. 

“Em decisão proferida no último dia 16 de Fevereiro, o desembargador Agrimar Rodrigues, proibiu o governo do estado de efetuar novos cortes em professores licenciados para capacitação. O desembargador pediu ainda que o Governo justifique os demais cortes, em professores não licenciados. 

Além de efetuar novos cortes em professores licenciados, o governo não apresentou uma justificativa plausível para os demais cortes, alegando apenas que os professores e professoras estavam “notadamente” em greve. 

O Governo do Estado segue perseguindo a categoria docente, efetuando cortes e descumprindo decisões do Poder Judiciário. 

A categoria docente da UESPI exige respeito. Estamos no meio de um processo de conciliação judicial, que será retomado na próxima segunda-feira (04/03), mas o governo prefere manter sua postura autoritária e intransigente. Se recusa a apresentar uma proposta viável que atenda os anseios da categoria e ainda persegue docentes em greve”, concluíram.

Confira imagens com mais detalhes do ato:

 


 

Leia também