O presidente da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef), Marcus Firme, trouxe esclarecimentos sobre o futuro concurso PF (Polícia Federal), sugerindo que um novo edital pode ser lançado até 2026. Com cerca de 6 mil postos vagos na PF, entre carreiras policiais e administrativas, a realização do concurso é vista como inevitável devido ao déficit de servidores.
Ainda sem previsão oficial do governo, Marcus Firme, em entrevista ao blog "Direção Concursos", expressou esperança de que o edital seja publicado até 2026. Ele ressaltou a necessidade de novos policiais, mencionando a existência de aproximadamente 2 mil vagas em aberto, além de discutir possíveis mudanças na Lei Orgânica da PF que poderiam não afetar o próximo concurso.
Embora o número exato de vagas ainda não tenha sido divulgado, a última solicitação sugere a oferta de mais de 2,5 mil oportunidades em cargos como Delegado, Perito Criminal, Agente de Polícia, Escrivão, Papiloscopista, Técnico Administrativo e Analista Administrativo.
Os candidatos interessados em concorrer aos cargos da Polícia Federal podem começar a se preparar consultando os editais anteriores. Enquanto os cargos administrativos devem ter uma prova objetiva, os demais exigirão etapas como provas escritas (objetiva e discursiva), exame de aptidão física, avaliação médica, prova oral e avaliação de títulos para Delegado, prova prática para Escrivão, avaliação psicológica, investigação social e curso de formação.