Neste sábado (19), 8.958 estudantes da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) participam da segunda fase da 19ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2024. A prova, de caráter discursivo e classificatório, é composta por seis questões e será aplicada para alunos que avançaram após a primeira fase, realizada em 4 de junho.
A OBMEP é voltada para estudantes do Ensino Fundamental e Médio, com as provas divididas em três níveis: nível 1 (6º e 7º ano do Ensino Fundamental), nível 2 (8º e 9º ano do Ensino Fundamental) e nível 3 (Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos - EJA).
O Secretário de Educação, Washington Bandeira, destacou o trabalho da Seduc para fortalecer o desempenho dos alunos na OBMEP. “Através do Torneio de Matemática das Escolas Estaduais Seduc (TME²), dentro do Programa Seduc Olímpica, criamos oportunidades para que os estudantes melhorem sua proficiência em Matemática com o apoio e orientação dos professores", afirmou.
Preparação intensiva para a OBMEP
A Seduc intensificou a preparação dos alunos por meio de iniciativas como o TME² e a Jornada Especial de Matemática, ações que integram o Seduc Olímpica. Mais de 200 estudantes participaram de uma imersão dedicada à Jornada Especial de Matemática, com o objetivo de aprimorar o desempenho em olimpíadas nacionais do conhecimento.