Teresina e mais 16 capitais têm transporte gratuito para candidatos do Enem

Medida visa facilitar acesso de estudantes aos locais de prova

Neste domingo (3) e no próximo (10), Teresina e outras 16 capitais brasileiras vão oferecer transporte gratuito para candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. A iniciativa, que abrange diversos modais como ônibus, metrô e bicicletas compartilhadas em algumas cidades, tem como objetivo garantir que mais estudantes possam comparecer ao exame sem o obstáculo financeiro da passagem. 
 

Foto: onibus disponiveis

A mobilização por transporte gratuito foi impulsionada pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), que representa cerca de 40 milhões de estudantes. Em outubro, a entidade fez um pedido formal aos governos e prefeituras das capitais para que o benefício fosse oferecido. A Ubes aponta que, em média, 48% dos estudantes inscritos no Enem deixam de comparecer ao exame devido a dificuldades financeiras para arcar com o transporte.

Em Teresina, o benefício se estende à região metropolitana. Outras cidades do Brasil, como Belém, Fortaleza, Salvador e São Paulo, também anunciaram a gratuidade para inscritos, variando os modais disponíveis. Em municípios onde a gratuidade não será oferecida, algumas prefeituras estão aumentando a frota de ônibus e estendendo o horário de funcionamento dos transportes para atender ao aumento na demanda durante os dias de prova.

Para os 4,3 milhões de inscritos no Enem 2024, que será aplicado em 1.753 municípios, o transporte gratuito e reforçado visa facilitar o acesso aos mais de 10 mil locais de aplicação, promovendo maior participação no exame.

Leia também