Estudantes piauienses recebem bolsa de um salário mínimo por desempenho no Enem

Piauí é referência em redação no Enem 2024 com notas acima de 950 e liderança no ranking nacional

O governador Rafael Fonteles e o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, premiaram 50 estudantes da rede estadual de ensino que tiveram os melhores desempenhos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024. Cada aluno recebeu uma bolsa no valor de um salário mínimo como reconhecimento pelo esforço e dedicação ao longo da preparação para a prova. A solenidade ocorreu nesta quinta-feira (27), no Palácio de Karnak.

Foto: Reprodução | Gabriel Paulino
Alunos da rede pública apresentam melhoria no desempenho acadêmico.

No Enem 2024, o Piauí se destacou nacionalmente em redação, liderando o ranking de notas acima de 950 entre todos os estados do país. O desempenho dos alunos da rede pública de ensino também cresceu em relação ao ano anterior, com o número de estudantes que ultrapassaram essa pontuação subindo de 120 para 188. Esses resultados reforçam o avanço da educação no estado e o impacto de investimentos na formação acadêmica.

Foto: Reprodução | Gabriel Paulino
Rafael Fonteles

O governador Rafael Fonteles destacou a importância da iniciativa para a educação e o futuro dos jovens piauienses. “Todo o investimento que fazemos na educação tem um propósito claro: gerar oportunidades para os jovens e suas famílias. Essa premiação simboliza esse compromisso, proporcionando um incentivo para que os estudantes ingressem no ensino superior e, consequentemente, cheguem ao mercado de trabalho mais preparados e qualificados”, afirmou.

Foto: Reprodução | Gabriel Paulino
Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

Criado em 2024, o programa de incentivo financeiro busca valorizar o desempenho acadêmico e incentivar a permanência dos estudantes na educação superior. Durante a solenidade, também foi lançado o Programa Pré-Enem + Pré-Saeb 2025, iniciativa da Secretaria de Educação que reforça a preparação dos alunos para o Enem, outros vestibulares e a avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Leia também