Os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 têm até as 23h59 (horário de Brasília) desta sexta-feira (2) para solicitar a isenção da taxa de inscrição. O prazo foi prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC) em 25 de abril, oferecendo uma nova oportunidade para aqueles que têm direito a não pagar a taxa. Os pedidos devem ser feitos pela Página do Participante do exame, utilizando o login do portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
Além dos novos candidatos, o mesmo prazo se aplica aos participantes que se inscreveram para o Enem no ano anterior, mas não compareceram às provas. Para esses, a justificativa de ausência também deve ser feita na Página do Participante. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela organização do exame, orienta que os candidatos verifiquem as condições para justificar a falta.
O MEC estabelece que têm direito à isenção da taxa pessoas matriculadas na 3ª série do ensino médio em escola pública, aqueles que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas ou como bolsistas integrais em instituições privadas, e indivíduos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Também estão incluídos no grupo pessoas que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal e participantes do programa Pé-de-Meia.
O cronograma prevê que o resultado dos pedidos de isenção e das justificativas de ausência será divulgado em 12 de maio. Os estudantes que tiverem suas solicitações negadas poderão entrar com recurso entre os dias 12 e 16 de maio, com o resultado final das contestações sendo conhecido em 22 de maio. Para aqueles que não solicitarem a isenção ou tiverem seus pedidos reprovados, será necessário realizar a inscrição e pagar a taxa, cujo valor ainda não foi divulgado, mas que foi de R$ 85 na edição anterior do exame. Em 2024, 63,6% dos 4,3 milhões de inscritos confirmados foram isentos do pagamento.