O Governo do do Piauí publicou, no Diário Oficial da última sexta-feira (2), reajustes salariais e progressões na carreira para mais de 40 mil profissionais da Educação. As medidas beneficiam professores efetivos, aposentados, temporários e servidores administrativos, e integram a política de valorização da categoria implementada pela atual gestão.
Cerca de 30 mil profissionais do magistério, entre ativos e aposentados, terão um reajuste mínimo de 6,27%, podendo chegar a 10,27% para aqueles que ocupam classes e níveis mais elevados. Já os servidores administrativos — mais de 7 mil — receberão reajuste de 5,35%. O mesmo percentual será aplicado aos professores temporários, podendo alcançar até 12% em alguns casos. Esses aumentos já vinham sendo realizados desde o início da gestão do governador Rafael Fonteles.
Além dos reajustes, o Estado concedeu 3.502 progressões e promoções na carreira. Dentre elas, 747 mudanças de classe e 1.617 mudanças de nível para professores, 128 progressões para agentes técnicos e superiores e 1.010 para agentes operacionais.
A iniciativa se soma a outras já em curso, como o aumento das gratificações, o rateio de recursos do Fundef e Fundeb, programas de intercâmbio para professores, premiações por desempenho e investimentos robustos em formação continuada.
“É prioridade do Governo do Estado valorizar e reconhecer o trabalho dos nossos educadores e servidores, grandes protagonistas da Revolução Educacional que estamos realizando. Estamos fortalecendo a carreira da educação e garantindo melhores condições para todos que promovem a formação integral dos nossos estudantes”, destacou o Secretário da Educação, Washington Bandeira.