A Universidade Estadual do Piauí (UESPI) realizou, na terça-feira (20), a cerimônia de transmissão de cargo no Salão da Reitoria do Palácio Pirajá, em Teresina. Durante o evento, oficializou-se a passagem da gestão do Professor Doutor Evandro Alberto e do Vice-reitor, Professor Doutor Jesus Abreu, para o Professor Doutor Paulo Henrique Pinheiro e a Professora Doutora Fábia Buenos Aires. Este novo ciclo administrativo se estenderá até 2030, reforçando o compromisso da instituição com a educação pública e o desenvolvimento social.
O ambiente solene da cerimônia simbolizou o início de uma nova etapa administrativa na UESPI. O evento destacou o fortalecimento das ações da universidade, marcando a transição para uma nova gestão. Em seu discurso, o Reitor Paulo Henrique Pinheiro enfatizou a construção coletiva do plano de gestão e a relevância do diálogo com a comunidade acadêmica.
Durante seu pronunciamento, o reitor afirmou: “Recebemos esse momento com serenidade e tranquilidade. Ele é o coroamento de um esforço desenvolvido no ano passado, quando ouvimos a comunidade acadêmica dos 18 campi e centros para construir nosso plano de gestão, que foi aprovado por quase 70% dos votos válidos”.
Destacando a importância do processo de transição, o gestor mencionou a colaboração da gestão anterior, que facilitou um diagnóstico pormenorizado das necessidades institucionais. “Houve uma abertura muito importante da gestão do professor Evandro, permitindo que as equipes se aproximassem para realizar diagnósticos situacionais. Isso nos possibilitou mapear as necessidades mais urgentes, especialmente para o início do período letivo de 2026.1”, completou.
A Vice-reitora, Professora Doutora Fábia Buenos Aires, expressou gratidão pela confiança depositada pela comunidade acadêmica e destacou seu compromisso com uma gestão colaborativa, voltada para o fortalecimento da universidade. “Sinto, antes de tudo, gratidão pela confiança que a comunidade acadêmica depositou na nossa chapa e na nossa gestão”, afirmou.
Fábia Buenos Aires também ressaltou a importância de avançar em áreas estratégicas, como pesquisa e pós-graduação, para qualificar ainda mais o ensino. “Tivemos avanços importantes na área de infraestrutura, mas precisamos investir ainda mais na pesquisa e nas pós-graduações. Nosso maior objetivo é qualificar o ensino, zerar disciplinas em aberto e ampliar a formação dos servidores”, enfatizou.
A cerimônia encerrou-se com uma apresentação do Coral da Universidade, que prestou uma homenagem ao momento, reforçando o caráter simbólico da solenidade. O evento foi transmitido ao vivo pelo canal oficial da UESPI no YouTube, permitindo o acompanhamento por toda a comunidade acadêmica e pela sociedade em geral.