Rede estadual concentra maioria dos piauienses no Torneio Brasileiro de Física

Alunos de escola pública de Teresina representam mais de 60% dos selecionados do país na categoria e disputam competição em João Pessoa

Cinco dos sete estudantes do Piauí classificados para o Torneio Brasileiro de Física (TBF) 2026 são da rede estadual de ensino. Todos integram as turmas ITA/IME do Ceti Governador Dirceu Mendes Arcoverde, em Teresina, e tiveram a viagem custeada pela Secretaria de Estado da Educação.

Foto: Seduc
Estudantes do Ceti Governador Dirceu Mendes Arcoverde classificados para o torneio

O desempenho dos estudantes piauienses na seletiva para o Torneio Brasileiro de Física colocou a rede pública estadual em posição de destaque nacional. Dos oito alunos de escolas públicas classificados em todo o país, cinco são do Piauí, resultado que evidencia a concentração de talentos em uma única unidade de ensino da capital.

A seleção foi feita a partir do rendimento na fase on-line da Olimpíada Internacional de Física, que reúne estudantes com alto desempenho em provas teóricas e de resolução de problemas. Os classificados embarcaram na última sexta-feira (20) para João Pessoa, onde participam da competição até o dia 27 de fevereiro.

Os alunos fazem parte das turmas ITA/IME do Centro Estadual de Tempo Integral Governador Dirceu Mendes Arcoverde, projeto voltado à preparação para olimpíadas científicas e para os vestibulares mais concorridos do país. A Seduc financiou passagens, hospedagem e ajuda de custo.

Medalhistas da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas, os estudantes atribuem o resultado à preparação intensiva, com aulas específicas, materiais direcionados e rotina de estudos voltada às competições acadêmicas.

Para a Secretaria da Educação, o desempenho é um indicador do impacto de políticas de incentivo às olimpíadas científicas e ao ensino de alto rendimento na rede pública. A avaliação é que o resultado projeta o Piauí como referência nacional nesse tipo de formação.

A coordenação do programa Seduc Olímpica afirma que a equipe chega ao torneio com potencial para conquistar premiações e ampliar a presença da escola pública piauiense no cenário científico.

Leia também