Morre, aos 89 anos, o ator Alan Arkin, vencedor do Oscar

A morte foi confirmada pelos filhos do ator nesta sexta-feira

O renomado ator Alan Arkin, vencedor do Oscar pelo filme "Pequena Miss Sunshine", faleceu aos 89 anos. A  notícia foi confirmada por seus filhos Adam, Matthew e Anthony, por meio de um comunicado divulgado nesta sexta-feira (30).

Foto: Divulgação/ Netflix
Alan Arkin em cena na série 'O Método Kominsky'

"Nosso pai era uma força da natureza, com um talento único, tanto como artista quanto como ser humano", afirmaram os filhos no comunicado. "Ele foi um marido amoroso, pai dedicado, avô e bisavô carinhoso, sendo adorado por todos nós. Sentiremos profundamente a sua falta."

Alan Arkin, que também era integrante do grupo americano de comédia Second City, conquistou grande sucesso no cinema com sua atuação memorável na paródia da Guerra Fria "Os russos estão chegando! Os russos estão chegando", lançada em 1966. Esse papel foi responsável por sua primeira indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Ator.

Em 2013, recebeu mais uma indicação ao Oscar por “Argo”. Filme dirigido e protagonizado por Ben Affleck, no longa, Arkin interpretou um produtor de Hollywood. Entre os trabalhos do ator, está o filme brasileiro “O que é isso, companheiro?” de Bruno Barreto.

Alan Wolf Arkin nasceu em 1934 no Brooklyn, Nova York, de uma família de judeus da Rússia e da Alemanha.

Leia também