Maria Brechane, natural do Rio Grande do Sul, foi eleita Miss Universo Brasil 2023 na madrugada deste domingo (9). Com apenas 19 anos, ela se tornou a participante mais jovem do concurso e, desde o início, despontou como uma das favoritas. Agora, Maria se prepara para representar o país em El Salvador, onde será realizada a etapa mundial do Miss Universo em dezembro deste ano.
Além de ser modelo, Maria também é artista plástica. Durante o concurso, ela recebeu aplausos da plateia ao pegar o microfone e falar sobre o tema educação. "Foi a educação que me trouxe até aqui. Ela abriu portas, horizontes e sou imensamente grata por isso. Tive o privilégio de receber uma boa educação e, por isso, me questionei várias vezes: como posso fazer com que minhas experiências, vivências e sonhos ajudem os outros?", iniciou a nova Miss Universo Brasil.
Aos 15 anos, Maria iniciou seu primeiro projeto social, trabalhando em escolas e levando a importância da educação. Desde então, ela não parou mais. "Hoje, aos 19 anos, continuo com minhas palestras, mostrando como a educação pode ampliar nossas vidas, como a educação, cultura e esporte podem mudar realidades, pois isso aconteceu comigo. Se a educação pode me levar até o Miss Brasil, ela pode levar qualquer pessoa ao Universo", concluiu.
Maria, que é poliglota, revelou ter ascendência portuguesa, indígena e italiana. Antes de se dedicar à carreira de modelo e artista plástica, ela foi uma atleta versátil, tendo praticado vôlei, tênis, lutas, ginástica olímpica e artística. Agora, como Miss Universo Brasil, Maria está pronta para representar o país com orgulho e graça no concurso internacional.