Eclipse lunar parcial será visível em parte do Piauí e Nordeste brasileiro hoje

Visibilidade total do fenômeno não será possível, apenas a observação parcial

Neste sábado (28), espectadores do Piauí, juntamente com outros estados do Nordeste brasileiro, terão a chance de observar um eclipse parcial da Lua. Além do Piauí, o fenômeno será visível em estados como Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Sergipe e Rio Grande do Norte. Partes dos estados de Minas Gerais, Bahia e Maranhão também poderão apreciar o eclipse.

Foto: Reprodução
O eclipse lunar total não será visível no Piauí, mas a observação parcial do fenômeno será possível caso o céu esteja limpo

O eclipse parcial deste sábado durará aproximadamente 1 hora, com o pico do evento previsto perto das 17h no horário de Brasília. O eclipse deve começar por volta das 15h (fase penumbral).

Durante um eclipse lunar, é a sombra da Terra que obscurece a Lua. Essa sombra tem dois tipos: a umbra, que é a sombra escura que não recebe nenhuma luminosidade do Sol, e a penumbra, que é a sombra clara que ainda recebe luminosidade do Sol.

Quando a Lua entra na penumbra, temos o eclipse lunar penumbral, e quando ela vai entrando na umbra, temos o parcial. O eclipse total acontece quando a Lua está totalmente mergulhada na umbra.

Isso ocorrerá porque, segundo o Observatório Nacional (ON), a Lua mergulhará totalmente na penumbra, mas apenas 6% de sua superfície será coberta pela umbra, resultando em uma pequena porção do satélite que ficará "mordida". Isso significa que o espectador menos atento pode até não perceber que está presenciando um eclipse do tipo!

É importante lembrar que os eclipses da Lua ocorrem durante a Lua Cheia e que a Lua Cheia nasce quando o Sol se põe. Portanto, para observar esse espetáculo, é recomendável procurar locais com boa visibilidade para o leste, já que a Lua nascerá com o eclipse em andamento, como destacado pelo ON.

Lembre-se de procurar um local com boa visibilidade para o leste e aproveite a experiência única de ver um eclipse da Lua!

Leia também